segunda-feira, 13 de junho de 2011
Jogo: Transfusão sanguínea
Esse site possui uma animação que permite trabalhar grupos sanguíneos, tipagem sanguínea, Rh e transfusões sanguíneas. Ótima sugestão para trabalhar com alunos do 8º ano e até do 3º ano do Ensino Médio no conteúdo de Sistema ABO e grupos sanguíneos. O jogo é em inglês, mas, só pela cara dos pacientes dá para saber se você acertou ou não.
Tem um outro jogo que também fala do mesmo assunto, grupos sanguíneos, o objetivo é descobrir doadores em potêncial. O jogo vai dando dicas sobre os tipos sanguíneos dos outros pacientes.
É muito legal, eu adorei os dois. http://www-usr.inf.ufsm.br/~rose/rived/objeto2g1/bio1ativ2.swf
Projeto: Direito do Consumidor - Publicidade Ilegal
ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA
Rua: Claudionor Coelho da Rocha, 516 – Vila Pernambuco
Cassilândia - MS
PROJETO: Direito do Consumidor:
Publicidade Ilegal
CASSILÂNDIA – MS
Junho de 2011
1 – Dados de Identificação:
1.1 – Nome do Projeto: Direito do Consumidor – Publicidade Ilegal.
1.2 – Responsável pelo Projeto: Ludmilla Machado Neves e Claudilene Barbosa
1.3 – População alvo: 1º e 2º ano do Ensino Médio
1.4 – Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Artes, Biologia e STE
1.5 – Período: junho e julho de 2011
2- Apresentação
O Direito do consumidor é um ramo relativamente novo do direito. Só a partir dos anos cinquenta é que sugiu a preocupação em harmonizar as relações de consumo, e especificamente a trinta anos isso se intensificou. Os consumidores passaram a ganhar proteção contra os abusos sofridos, tornando-se uma preocupação social..
“A defesa do consumidor é a atividade de proteção do consumidor através da divulgação de informação sobre a qualidade dos bens e serviços e através do exercício de pressão sobre as entidades públicas com o objetivo de defender os direitos dos consumidores.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_do_consumidor
O consumidor tem um grande arsenal de leis que o protegem quanto às publicidades ilegais, mas, precisam sempre ficar em alerta, pois, essas propagandas podem explicitas a ponto de percebermos o crime ou podem ser tão sutis que não nos damos conta.
A defesa no consumidor se baseia, antes de tudo, na conscientização dos consumidores quanto a seus direitos e deveres, nos deveres dos prestadores de serviço em geral e ainda na punição de atos ilícitos, se for o caso.
A defesa do consumidor não se baseia apenas na punição dos que praticam ilícitos e violam os direitos do consumidor, como também na conscientização dos consumidores de seus direitos e deveres e conscientizar os fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços sobre suas obrigações demonstrando que agindo corretamente eles respeitam o consumidor e ampliam seu mercado de consumo contribuindo para o desenvolvimento do país.
É nessa intenção, de proteger nossos mini consumidores que colocamos a mão na massa e entramos nesse meio das Publicidades Ilegais.
3 – Justificativa:
Pela necessidade de cumprir A lei nº 3.922 de 30 de junho de 2010 “Institui que as escolas públicas e privadas conveniadas com o Estado de Mato Grosso do Sul devam dispor de embasamento teórico e prático concernentes aos direitos do consumidor” por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento e ainda para a conscientização dos alunos e de toda comunidade escolar sobre questões relacionadas com o com o Direito do Consumidor, esse projeto apresenta propostas de atividades a serem desenvolvidas no Ensino Médio.
3 - Objetivos:
Fazer com que os alunos envolvidos nesse projeto se conscientizem a respeito de sua atuação como consumidor.
Levar os alunos a ter um conhecimento sobre a lei estadual que propõem às escolas que estudem e aprendam sobre direito do consumidor;
Estimular para que percebam a importância do homem na transformação do meio em que vive inclusive na luta pelos seus direitos;
Desenvolver e estimular nos alunos o espírito crítico e a criatividade;
Estimular a leitura e a escrita;
Desenvolver a oralidade, a socialização;
Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também como ferramenta para atingir os objetivos.
4 – Metodologia:
A professora de Língua Portuguesa irá explicar aos alunos os tipos de orações entre eles os tipos de Publicidade (propaganda enganosa, abusiva, antiética e subliminar) e o tipo de linguagem que deve ser usada.
Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e depois irão para a Sala de Tecnologia pesquisar os tipos de propagandas, ver alguns exemplos no you tube e depois produzirão uma propaganda de cada tipo (propaganda enganosa, abusiva, antiética e subliminar).
Eles serão os autores do texto, os atores da propaganda, os câmeras e depois voltarão para a Sala de Tecnologia para a edição. Será criada uma conta no site de vídeos you tube e depois esses vídeos serão postados no referido site.
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Criação do Universo e Evolução dos Seres Vivos
Esse tema sempre é polêmico em uma sala de aula, para resolver esse problema criei essa Apresentação de Power Point (ppt) que traça um paralelo entre a Bíblia e a Ciência mostrando que elas não precisam ser coisas completamente opostas. Sinto que fazendo esse equivalente os alunos acreditam mais na ciência e conseguem aprender melhor o conteúdo.
Quando postei percebi que onde tinha acentos, c cedilha e outros caracteres especiais ficou desconfigurado. Mas quem se interessar me mande um recado que eu envio.
Quando postei percebi que onde tinha acentos, c cedilha e outros caracteres especiais ficou desconfigurado. Mas quem se interessar me mande um recado que eu envio.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Como Evitar o copiar e colar em trabalhos escolares
"Como evitar o copismo escolar na Era da Informação
O velho dilema do copismo...
1- Valorize a opinião pessoal, as reflexões, idéias e comentários dos alunos: ao pedir trabalhos, utilize termos como "explique com as suas palavras", ou "dê a sua opinião". Da mesma forma, estimule a criação de blogs ou wikis para a troca de idéias.
2- Contextualize o trabalho: um trabalho específico e concreto sobre o assunto estudado será mais difícil de copiar.
3- Incentive a investigação nos trabalhos: que sejam os alunos que, depois da observação do meio, façam as perguntas aos especialistas e a consulta em diferentes fontes.
4- Peça que complementem o texto com outras ações de compreensão: tais como resumos, mapas conceituais, entrevistas, ilustrações, vídeos, fotos, entre outros.
5- Mude o enunciado do trabalho por um caso ou problema a ser resolvido: faça a informação partir de um estudo de caso, fazendo o aluno buscar soluções para dado problema. Isto estimula a compreensão, assimilação e transferência da informação procurada.
6- Utilize a técnica de Caça ao Tesouro: esta técnica faz com que o aluno, além de buscar a informação, analise e compreenda.
7- Peça as fontes utilizadas na pesquisa: muitos alunos não sabem como escrever a bibliografia ou citar um autor dentro do texto e simplesmente copiam da internet. É necessário ensinar como fazê-lo.
8- Utilize Webquests e Miniquests: estas técnicas são baseadas na aprendizagem construtivista e estimulam a investigação.
9- Complemente o trabalho com outros que envolvam a leitura e compreensão do tema: exemplos são apresentações em sala de aula, criação de painéis, fórums de discussão, entre outros.
10- Leve em conta o bom uso da internet nos critérios de avaliação: valorize a redação própria, a seleção da informação, apresentação dos dados mais relevantes sobre o tema, o formato e design do trabalho."
http://www.historiadigital.org/2009/05/como-evitar-o-copismo-escolar-na-era-da.html
Adorei esse texto espero que possa ajudar...
O velho dilema do copismo...
1- Valorize a opinião pessoal, as reflexões, idéias e comentários dos alunos: ao pedir trabalhos, utilize termos como "explique com as suas palavras", ou "dê a sua opinião". Da mesma forma, estimule a criação de blogs ou wikis para a troca de idéias.
2- Contextualize o trabalho: um trabalho específico e concreto sobre o assunto estudado será mais difícil de copiar.
3- Incentive a investigação nos trabalhos: que sejam os alunos que, depois da observação do meio, façam as perguntas aos especialistas e a consulta em diferentes fontes.
4- Peça que complementem o texto com outras ações de compreensão: tais como resumos, mapas conceituais, entrevistas, ilustrações, vídeos, fotos, entre outros.
5- Mude o enunciado do trabalho por um caso ou problema a ser resolvido: faça a informação partir de um estudo de caso, fazendo o aluno buscar soluções para dado problema. Isto estimula a compreensão, assimilação e transferência da informação procurada.
6- Utilize a técnica de Caça ao Tesouro: esta técnica faz com que o aluno, além de buscar a informação, analise e compreenda.
7- Peça as fontes utilizadas na pesquisa: muitos alunos não sabem como escrever a bibliografia ou citar um autor dentro do texto e simplesmente copiam da internet. É necessário ensinar como fazê-lo.
8- Utilize Webquests e Miniquests: estas técnicas são baseadas na aprendizagem construtivista e estimulam a investigação.
9- Complemente o trabalho com outros que envolvam a leitura e compreensão do tema: exemplos são apresentações em sala de aula, criação de painéis, fórums de discussão, entre outros.
10- Leve em conta o bom uso da internet nos critérios de avaliação: valorize a redação própria, a seleção da informação, apresentação dos dados mais relevantes sobre o tema, o formato e design do trabalho."
http://www.historiadigital.org/2009/05/como-evitar-o-copismo-escolar-na-era-da.html
Adorei esse texto espero que possa ajudar...
Tecnologia na educação
Professores precisamos repensar nossos métodos de aulas, inclusive as aulas nas Salas de Tecnologiaou com Data show. Não é só incluir uma tecnologia, as metodologias devem mudar também.
Não adianta fazer textos gigantes em apresentações de Power Point e achar que os alunos irão gostar apenas por que tem uma tecnologia. Nós sabemos que dá um sono incrível. Principalmente se desligar a luz...
Levar o aluno na Sala de Tecnologia só para ele copia e colar não adianta, ele faz o "trabalho" (que de trabalho não tem nada) em 5 minutos e os outros 45 minutos ele fica no you tube, orkut, facebook e outras coisas mais que não tem nada a ver com o conteúdo.
O computador não deve ser usado somente como um "livro digital", que serve apenas para pesquisas, vamos fazer o aluno produzir, trabalhar realmente, o nível de aprendizado será bem melhor.
Assistam ao vídeo e digam o que acharam:
Não adianta fazer textos gigantes em apresentações de Power Point e achar que os alunos irão gostar apenas por que tem uma tecnologia. Nós sabemos que dá um sono incrível. Principalmente se desligar a luz...
Levar o aluno na Sala de Tecnologia só para ele copia e colar não adianta, ele faz o "trabalho" (que de trabalho não tem nada) em 5 minutos e os outros 45 minutos ele fica no you tube, orkut, facebook e outras coisas mais que não tem nada a ver com o conteúdo.
O computador não deve ser usado somente como um "livro digital", que serve apenas para pesquisas, vamos fazer o aluno produzir, trabalhar realmente, o nível de aprendizado será bem melhor.
Assistam ao vídeo e digam o que acharam:
Como estudar para o ENEM
Para muita gente o ENEM ainda é um bicho de sete cabeças, mas, de todas as disciplinas existem questões de níveis diferentes (muito fáceis, fáceis, difíceis, muito difíceis e tem também as quase impossíveis). Diante disso o ideal é responder as que estão no seu nível e só depois começar a responder as mais complicadas. Muitas dessas questões, são apenas interpretativas, significa que se você não sabe ler e interpretar bem terá grandes dificuldades. Mas ainda dá tempo de melhorar... Comece a ler tudo o que puder, não interessa que seja jornal, revista de fofoca, textos na internet, livros ou qualquer coisa que possa te ajudar.
Faça um horário de estudos de pelo menos 3 horas por dia, fora a escola. Garanto que se diminuir o tempo que dorme, fica na internet ou assiste tv seu tempo dará sim. Ah, e não se esqueça de cumpri esse horário...
Se ainda não fez a inscrição se anime e vamos lá http://enem.inep.gov.br/ . Abaixo seguem algumas dicas de outros sites.
"Especialista dá dicas de como estudar para o Enem
Dica para se dar bem no exame é treinar a interpretação rápida de texto
— O Enem exige cinco grandes competências de seus candidatos, e são essas capacidades que os estudantes precisam desenvolver. São questões que exigem uma leitura diferente, que chega às entrelinhas, e a construção e aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento, por exemplo — explica a professora.
FIQUE ATENTO!
O que o Enem quer de você* A pedido do Caderno Vestibular, a professora Roselane Costella, que estuda o Enem desde sua criação, em 1998, sintetizou em três as capacidades que o aluno precisa desenvolver para o exame: como ler com competência, como resolver situações-problema e de que forma a construção de argumentos pode servir para resolver questões.
Por que é importante ler com competência?
* Saber ler é uma das cobranças feitas em todas as provas do Enem, da língua portuguesa à matemática. Mas o que isso significa? É entender o que está nas entrelinhas, enxergar no texto, no mapa, no gráfico ou nas tabelas algo que está subentendido ou que é de outra área de conhecimento.
* A dica é treinar a interpretação rápida de um texto. Escolha um por dia, jornalístico ou não, de assunto geopolítico ou econômico." http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/kzukasc/19,491,3017445,Especialista-da-dicas-de-como-estudar-para-o-Enem.html
"Em primeiro lugar devemos nos manter informado sobre acontecimentos da atualidade, os assuntos com maior destaque. Ler jornais e assistir a tele jornais, isso é muito importante para o seu desempenho no dia da prova. Lembrando que sempre se deve manter um critério absoluto à base disso, ou seja, procurar manter seu ponto de vista a respeito de tudo é muito importante. Afinal em uma redação do ENEM não se deve haver controvérsias e dúvidas, sendo o texto bem objetivo e exato, sem contar que haverá perguntas de múltipla escolha, então mantenha o seu critério na base de tais assuntos.
Estude bastante as matérias nas áreas de Matemática, ciências naturais, ciências biológicas, código de linguagem e suas tecnologias. Sendo elas as verdadeiras bases para os processos de avaliação.
Procure se informar também a respeito de provas anteriores do ENEM, assim você poderá ter uma base do que possivelmente poderá cair e assim se manter informado das questões, afinal o critério de avaliação nunca muda." http://japostei.com/como-estudar-para-enem-dicas/
Boa Sorte...
terça-feira, 10 de maio de 2011
Projeto BioBlog
PROJETO BIOBLOG
Nome do Projeto: BIOBLOG
Elaborado por: Ludmilla Machado Neves
Unidade de Ensino: Escola Estadual Rui Barbosa
Áreas Envolvidas: Biologia, Língua Portuguesa
Série: 1º ano Ensino Médio Matutino
Período de Execução: 3º Bimestre
JUSTIFICATIVA
Incentivar o aluno a compreender o conteúdo de Biologia através da pesquisa e produção textual na Sala de Tecnologia Educacional.
Esse projeto tem a importância de demonstrar aos alunos que eles próprios podem ser construtores de conhecimento. Para tanto, esse projeto será desenvolvido para um melhor envolvimento dos conceitos biológicos a partir da utilização das ferramentas da informática incluindo esse estudo dentro de um padrão mais tecnológico, envolvendo professor regente e o professor da STE.
OBJETIVO GERAL
Fazer com que o aluno conheça o Conteúdo de Biologia sobre Divisão celular: mitose e meiose e ainda sobre clonagem e células tronco enfatizando conhecimentos em informática e blog’s.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender a importância da produção de texto dentro da produção de conhecimento.
• Melhorar a compreensão dos alunos utilizando a Sala de Tecnologia e recursos como: internet, word e bogs.
• Entender o funcionamento de um blog, como produzir e como mantê-lo.
• Incentivar a produção de texto como forma de avaliação e ainda o uso da Sala de tecnologias.
METODOLOGIA
A sala será dividida em 4 grupos, onde farão a pesquisa na Internet, trabalhando assim a parte conceitual do tema abordado. Logo após, cada grupo irá começar a produzir um texto sobe o conteúdo no word, esse texto será corrigido. Os alunos irão se cadastrar no “blogspot.com” onde cada grupo irá criar uma conta.
O texto será postado no blog junto com imagens sobre os referidos temas. Para a finalização do projeto, os alunos irão apresentar do Blog para toda a turma no próprio Data Show. Para a realização desse projeto serão necessárias 10 aulas.
RECURSOS
• Computador
• Internet
• Data-Show
• Blog
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de acordo com a participação do aluno na STE, pelo comprometimento com o Blog e exposição do Blog finalizado, diante a organização dos conceitos propostos na apresentação.
Nome do Projeto: BIOBLOG
Elaborado por: Ludmilla Machado Neves
Unidade de Ensino: Escola Estadual Rui Barbosa
Áreas Envolvidas: Biologia, Língua Portuguesa
Série: 1º ano Ensino Médio Matutino
Período de Execução: 3º Bimestre
JUSTIFICATIVA
Incentivar o aluno a compreender o conteúdo de Biologia através da pesquisa e produção textual na Sala de Tecnologia Educacional.
Esse projeto tem a importância de demonstrar aos alunos que eles próprios podem ser construtores de conhecimento. Para tanto, esse projeto será desenvolvido para um melhor envolvimento dos conceitos biológicos a partir da utilização das ferramentas da informática incluindo esse estudo dentro de um padrão mais tecnológico, envolvendo professor regente e o professor da STE.
OBJETIVO GERAL
Fazer com que o aluno conheça o Conteúdo de Biologia sobre Divisão celular: mitose e meiose e ainda sobre clonagem e células tronco enfatizando conhecimentos em informática e blog’s.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender a importância da produção de texto dentro da produção de conhecimento.
• Melhorar a compreensão dos alunos utilizando a Sala de Tecnologia e recursos como: internet, word e bogs.
• Entender o funcionamento de um blog, como produzir e como mantê-lo.
• Incentivar a produção de texto como forma de avaliação e ainda o uso da Sala de tecnologias.
METODOLOGIA
A sala será dividida em 4 grupos, onde farão a pesquisa na Internet, trabalhando assim a parte conceitual do tema abordado. Logo após, cada grupo irá começar a produzir um texto sobe o conteúdo no word, esse texto será corrigido. Os alunos irão se cadastrar no “blogspot.com” onde cada grupo irá criar uma conta.
O texto será postado no blog junto com imagens sobre os referidos temas. Para a finalização do projeto, os alunos irão apresentar do Blog para toda a turma no próprio Data Show. Para a realização desse projeto serão necessárias 10 aulas.
RECURSOS
• Computador
• Internet
• Data-Show
• Blog
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de acordo com a participação do aluno na STE, pelo comprometimento com o Blog e exposição do Blog finalizado, diante a organização dos conceitos propostos na apresentação.
sexta-feira, 18 de março de 2011
Sugestões para trabalhar Dengue
Sugestões na Sala de Tecnologia:
www.combatadengue.com.br/jogo/
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=116
http://www.invivo.fiocruz.br/quiz.html
http://mrjogos.uol.com.br/games-gratis-online/infantil/dengue/
http://www.superdownloads.com.br/jogos-online/jogo-contra-dengue.html
http://www.meumundoflash.com/jogos-online/flash/Dengue/index.html
Sugestões na Sala de Aula:







www.combatadengue.com.br/jogo/
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=116
http://www.invivo.fiocruz.br/quiz.html
http://mrjogos.uol.com.br/games-gratis-online/infantil/dengue/
http://www.superdownloads.com.br/jogos-online/jogo-contra-dengue.html
http://www.meumundoflash.com/jogos-online/flash/Dengue/index.html
Sugestões na Sala de Aula:







Dengue
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA
Rua: Claudionor Coelho da Rocha, 516 – Vila Pernambuco
Cassilândia - MS
Rui Barbosa na luta contra a Dengue
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1. Nome do Projeto:
Rui Barbosa na Luta Contra a Dengue
2. Elaborado por:
Profª Ludmilla Machado Neves
3. Unidade de Ensino:
Escola Estadual Rui Barbosa
4. Áreas Envolvidas:
Ciências, Biologia, Química e todas as disciplinas no PCN’s - Saúde.
5. Pessoal envolvido:
Toda comunidade escolar:
Matutino: 2º ano Ensino Fundamental a 2º Ano Ensino Médio;
Vespertino: 1º e 2º ano Ensino Fundamental;
Noturno: 1ª a 4ª Fase EJA ( Educação de Jovens e Adultos) e 1º a 3º ano Ensino Médio.
Professores, Coordenadores, Funcionários e Direção.
6. Período de Execução:
Março a junho.
7. JUSTIFICATIVA
Pretende-se com este Projeto fazer com que não só os alunos, mas toda a Comunidade Escolar se conscientizem da importância de se combater o mosquito Aedes Aegipti.
E desenvolvam ações que visem matar ou diminuir o número de Aedes Aegipti evitando, assim, o contágio de pessoa para pessoa através deste mosquito.
8. OBJETIVOS
GERAIS:
Ø Diminuir a incidência de casos de Dengue na comunidade e na cidade;
Ø Despertar a consciência crítica dos alunos;
Ø Demonstrar a importância do combate a Dengue e as suas conseqüências;
Ø Desenvolver habilidades de produção, escrita e linguagem oral;
Ø Incentivar o uso das tecnologias.
ESPECÍFICOS:
Ø Incentivar os cuidados com o ambiente de casa;
Ø Avaliar a colaboração e a participação dos alunos;
Ø Despertar o espírito crítico de como somos responsáveis para a transmissão dessa doença;
Ø Compreender os mecanismos da transmissão e prevenção da doença;
9. METODOLOGIA
Os professores regentes do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental (matutino e vespertino) e 1ª e 2ª Fase da EJA (noturno) irão trabalhar com os alunos sobre Dengue enfatizando transmissão, sintomas e conscientizando os alunos sobre os métodos de transmissão da doença. Podendo ser usados: pesquisas na STE (Sala de Tecnologia Educacional), aulas no Data Show e aulas expositivas dentre outros
Na 3ª e 4ª Fase da EJA (noturno) todos os professores responsáveis pelas aulas direcionadas irão trabalhar o tema da Dengue, cada um envolvendo características comuns às respectivas disciplinas.
Do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e (matutino e noturno) cada professor de uma disciplina escolherá uma série e trabalhará com os alunos sobre Dengue enfatizando transmissão, sintomas e conscientizando os alunos sobre os métodos de prevenção da doença.
Os alunos ainda produzirão folders, com a supervisão dos professores, para ser entregue de casa em casa à comunidade com informações e conscientização sobre o problema da dengue.
Abaixo segue o quadro de ações a serem realizadas por cada disciplina e série pelo projeto.
Série | Disciplinas | Ação |
6º ano | Ciências e Português | Elaborar um calendário de ações com vistas à constante prevenção e combate a proliferação do mosquito “Aedes Aegypti” |
7º ano “A” | História e Ciências | Construir armadilhas para o mosquito da Dengue e espalhar pela escola, reduzindo o número de novos insetos. |
7º ano “B” | Geografia e Educação Física | Produzir mudas da Crotalária que atrai predadores naturais do mosquito da dengue. |
8º ano | Geografia e Educação Física | Produzir mudas da Crotalária que atrai predadores naturais do mosquito da dengue. |
9º ano | Inglês, geografia e Artes. | Produzir mudas da Crotalária que atrai predadores naturais do mosquito da dengue. |
1º EM “A” | Biologia, Matemática e Física. | Fazer um levantamento histórico sobre os casos de Dengue na cidade e nos diferentes bairros da cidade. E demonstrar os resultados em gráficos, porcentagens e tabelas em Data show. |
2º EM “A” | Biologia e Português | Produzir folders com informações para ser distribuído à comunidade. |
1º EM “B” | Geografia, Química e Inglês | Encher saquinho com sementes da Crotalária e com informações. |
2º EM “B” | Biologia, Matemática e Física | Fazer um mapeamento do bairro, dividindo, em pequenas regiões onde cada sala fará entrega do folder e conscientização. |
3º EM “B” | Português, História e física | Elaborar instrumentos para registros de ocorrências da Dengue entre a comunidade interna (alunos, professores, funcionários). |
10. CRONOGRAMA
Março | Abril | Maio | Junho | |
Informações sobre Dengue | X | |||
Produção do folder | X | |||
Entrega das mudas. | X | X | ||
Elaboração do calendário. | X | X | X | |
Registros de ocorrências. | X | X | X | X |
Mapeamento do bairro. | X | |||
Coleta e tabulação de informações. | X | X | ||
Visitas nas casas para esclarecimentos sobre a prevenção e entrega dos folders. | X | X | X |
11. AVALIAÇÃO DO PROJETO
A participação efetiva dos alunos durante o processo de execução do Projeto, produção do folder e a apresentação do trabalho à Comunidade Escolar, através de conscientização do problema da Dengue.
Espera-se uma redução de casos de Dengue no bairro e até na cidade como um todo.
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Soletrando
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Maquete de célula
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Aula 10!
A professora aliou a tecnologia com o material concreto. Sem dúvida foi uma aula nota 10!
Parabéns professora pelo seu empenho e carinho com que trata seus alunos!!!
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Aula Prática - Microbiologia
Em uma escola Estadual é praticamente inesistente os recursos para o desenvolvimento de aulas práticas, mas, como todo professor que quer instigar o aluno procura sempre o melho para eles, então vamos à luta.
As placas de Petri a escola já tinha, pedi ao dono do laboratório de Análises Clínicas para que ele me vendesse um pouco de ágar, e ele, muito gentil, esterelizou as placas e ainda deixou tudo pronto só para que pudéssemos contaminá-las. Usamos coisas do nosso dia-a-dia como: o ar, as mão, água do vaso sanitário, o ouvido, a boca, unha e cabelo. Depois do crescimento das colônias de bactérias observamos algumas no microscópio (emprestado de outra escola, pois não temos) e agora estmos testando alguns bactericidas como: água sanitária, álcool, detergentes e desinfetantes.
Os alunos ficaram admirados de que todas aquelas bactérias vieram deles e de lugares muito próximo a eles. Após esses passos, os alunos estão fazendo o relatório na Sala de Tecnologia. A aula foi um sucesso... Todos ficaram fascinados.
"Achamos à aula muito produtiva e interessante, porque por meio dela tivemos a oportunidade de ver bactérias e fungos que jamais imaginávamos existir em nosso dia a dia e até mesmo em nosso corpo, enfim em tudo e todo lugar existente no planeta." (Sara e Edislaine 2º EM)
As placas de Petri a escola já tinha, pedi ao dono do laboratório de Análises Clínicas para que ele me vendesse um pouco de ágar, e ele, muito gentil, esterelizou as placas e ainda deixou tudo pronto só para que pudéssemos contaminá-las. Usamos coisas do nosso dia-a-dia como: o ar, as mão, água do vaso sanitário, o ouvido, a boca, unha e cabelo. Depois do crescimento das colônias de bactérias observamos algumas no microscópio (emprestado de outra escola, pois não temos) e agora estmos testando alguns bactericidas como: água sanitária, álcool, detergentes e desinfetantes.
Os alunos ficaram admirados de que todas aquelas bactérias vieram deles e de lugares muito próximo a eles. Após esses passos, os alunos estão fazendo o relatório na Sala de Tecnologia. A aula foi um sucesso... Todos ficaram fascinados.
"Achamos à aula muito produtiva e interessante, porque por meio dela tivemos a oportunidade de ver bactérias e fungos que jamais imaginávamos existir em nosso dia a dia e até mesmo em nosso corpo, enfim em tudo e todo lugar existente no planeta." (Sara e Edislaine 2º EM)
História em quadrinhos
A professora Lidiane Rodrigues Mariano trabalhando produção textual em Histórias em Quadrinhos com o 4º ano do Ensino Fundamental. Como a sala tem muitos alunos, ela dividiu a turma e metade ela colocou na biblioteca fazendo atividade relacionada com história em quadrinhos enquanto a outra metade foi para a STE produzir sua histórinha. Depois de pronta a história foi impressa e colada no caderno deles, eles adoraram...
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