quarta-feira, 1 de junho de 2011

Como estudar para o ENEM

            Para muita gente o ENEM ainda é um bicho de sete cabeças, mas, de todas as disciplinas existem questões de níveis diferentes (muito fáceis, fáceis, difíceis, muito difíceis e tem também as quase impossíveis). Diante disso o ideal é responder as que estão no seu nível e só depois começar a responder as mais complicadas. Muitas dessas questões, são apenas interpretativas, significa que se você não sabe ler e interpretar bem terá grandes dificuldades. Mas ainda dá tempo de melhorar... Comece a ler tudo o que puder, não interessa que seja jornal, revista de fofoca, textos na internet, livros ou qualquer coisa que possa te ajudar.
            Faça um horário de estudos de pelo menos 3 horas por dia, fora a escola. Garanto que se diminuir o tempo que dorme, fica na internet ou assiste tv seu tempo dará sim. Ah, e não se esqueça de cumpri esse horário...
           Se ainda não fez a inscrição se anime e vamos lá http://enem.inep.gov.br/ . Abaixo seguem algumas dicas de outros sites. 

"Especialista dá dicas de como estudar para o Enem


Dica para se dar bem no exame é treinar a interpretação rápida de texto

— O Enem exige cinco grandes competências de seus candidatos, e são essas capacidades que os estudantes precisam desenvolver. São questões que exigem uma leitura diferente, que chega às entrelinhas, e a construção e aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento, por exemplo — explica a professora.

FIQUE ATENTO!
O que o Enem quer de você
* A pedido do Caderno Vestibular, a professora Roselane Costella, que estuda o Enem desde sua criação, em 1998, sintetizou em três as capacidades que o aluno precisa desenvolver para o exame: como ler com competência, como resolver situações-problema e de que forma a construção de argumentos pode servir para resolver questões.
Por que é importante ler com competência?
* Saber ler é uma das cobranças feitas em todas as provas do Enem, da língua portuguesa à matemática. Mas o que isso significa? É entender o que está nas entrelinhas, enxergar no texto, no mapa, no gráfico ou nas tabelas algo que está subentendido ou que é de outra área de conhecimento.
* A dica é treinar a interpretação rápida de um texto. Escolha um por dia, jornalístico ou não, de assunto geopolítico ou econômico." http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/kzukasc/19,491,3017445,Especialista-da-dicas-de-como-estudar-para-o-Enem.html

"Em primeiro lugar devemos nos manter informado sobre acontecimentos da atualidade, os assuntos com maior destaque. Ler jornais e assistir a tele jornais, isso é muito importante para o seu desempenho no dia da prova. Lembrando que sempre se deve manter um critério absoluto à base disso, ou seja, procurar manter seu ponto de vista a respeito de tudo é muito importante. Afinal em uma redação do ENEM não se deve haver controvérsias e dúvidas, sendo o texto bem objetivo e exato, sem contar que haverá perguntas de múltipla escolha, então mantenha o seu critério na base de tais assuntos.
Estude bastante as matérias nas áreas de Matemática, ciências naturais, ciências biológicas, código de linguagem e suas tecnologias. Sendo elas as verdadeiras bases para os processos de avaliação.
Procure se informar também a respeito de provas anteriores do ENEM, assim você poderá ter uma base do que possivelmente poderá cair e assim se manter informado das questões, afinal o critério de avaliação nunca muda." http://japostei.com/como-estudar-para-enem-dicas/


Boa Sorte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário..