terça-feira, 21 de junho de 2011

Jogo: organelas celulares

É um software em inglês, em que a célula tem uma rotação de 360º, e que quando selecionado tem o nome de cada organela citoplasmática e as suas respectivas funções. Ideal para revisão de conteúdo de citologia para o 1º ano do Ensino Médio ou para o 8º ano ensino fundamental. Para visualizar clique aqui   .

Outro programa muito legal é: ""Células Virtuais" é um software educacional que objetiva o complemento do ensino de biologia celular a alunos do ensino fundamental. Em sua primeira versão procurou-se exigir o mínimo de leitura diante do computador, o que pode se tornar cansativo e desestimulante. Dessa forma grande parte do conteúdo escrito foi substituído por narrações.
As imagens e animações geradas são esquemáticas, visando uma abordagem mais didática.
Também se procurou incentivar a utilização do programa pelo aluno ao criar um ambiente semelhante a um jogo durante a resolução de exercícios, onde a cada exercício resolvido corretamente o aluno vai acumulando pontos. Ao entrar no programa solicita o nome do usuário, ao sair o nome fornecido é utilizado para o tratamento pessoal do usuário. Ainda ao sair do programa o usúario fica sabendo a pontuação atingida.
O programa é todo baseado em ligações, possibilitando ao aluno desenvolver sua utilização de forma não linear (pré-estabelecida). Essas ligações podem conduzir a textos, imagens, sons e vídeos que possuem relação com o item anterior. Geralmente os componentes que possuem ligações são facilmente identificadas por se apresentarem de alguma forma destacadas (através da cor, sensibilidade ao passar do mouse, forma de botões, figuras sugestivas, etc). " (Próprio programa)
Para baixar é só entrar em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5544
E para visualizar entre em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/5544/open/file/index.html?sequence=101&eventSource=2