segunda-feira, 6 de junho de 2011

Criação do Universo e Evolução dos Seres Vivos

Esse tema sempre é polêmico em uma sala de aula, para resolver esse problema criei essa Apresentação de Power Point (ppt) que traça um paralelo entre a Bíblia e a Ciência mostrando que elas não precisam ser coisas completamente opostas. Sinto que fazendo esse equivalente os alunos acreditam mais na ciência e conseguem aprender melhor o conteúdo.



Quando postei percebi que onde tinha acentos, c cedilha e outros caracteres especiais ficou desconfigurado. Mas quem se interessar me mande um recado que eu envio.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Como Evitar o copiar e colar em trabalhos escolares

"Como evitar o copismo escolar na Era da Informação
O velho dilema do copismo...

1- Valorize a opinião pessoal, as reflexões, idéias e comentários dos alunos: ao pedir trabalhos, utilize termos como "explique com as suas palavras", ou "dê a sua opinião". Da mesma forma, estimule a criação de blogs ou wikis para a troca de idéias.
2- Contextualize o trabalho: um trabalho específico e concreto sobre o assunto estudado será mais difícil de copiar.
3- Incentive a investigação nos trabalhos: que sejam os alunos que, depois da observação do meio, façam as perguntas aos especialistas e a consulta em diferentes fontes.
4- Peça que complementem o texto com outras ações de compreensão: tais como resumos, mapas conceituais, entrevistas, ilustrações, vídeos, fotos, entre outros.
5- Mude o enunciado do trabalho por um caso ou problema a ser resolvido: faça a informação partir de um estudo de caso, fazendo o aluno buscar soluções para dado problema. Isto estimula a compreensão, assimilação e transferência da informação procurada.
6- Utilize a técnica de Caça ao Tesouro: esta técnica faz com que o aluno, além de buscar a informação, analise e compreenda.
7- Peça as fontes utilizadas na pesquisa: muitos alunos não sabem como escrever a bibliografia ou citar um autor dentro do texto e simplesmente copiam da internet. É necessário ensinar como fazê-lo.
8- Utilize Webquests e Miniquests: estas técnicas são baseadas na aprendizagem construtivista e estimulam a investigação.
9- Complemente o trabalho com outros que envolvam a leitura e compreensão do tema: exemplos são apresentações em sala de aula, criação de painéis, fórums de discussão, entre outros.
10- Leve em conta o bom uso da internet nos critérios de avaliação: valorize a redação própria, a seleção da informação, apresentação dos dados mais relevantes sobre o tema, o formato e design do trabalho."
http://www.historiadigital.org/2009/05/como-evitar-o-copismo-escolar-na-era-da.html

Adorei esse texto espero que possa ajudar...

Tecnologia na educação

Professores precisamos repensar nossos métodos de aulas, inclusive as aulas nas Salas de Tecnologiaou com Data show. Não é só incluir uma tecnologia, as metodologias devem mudar também.
Não adianta fazer textos gigantes em apresentações de Power Point e achar que os alunos irão gostar apenas por que tem uma tecnologia. Nós sabemos que dá um sono incrível. Principalmente se desligar a luz...
Levar o aluno na Sala de Tecnologia só para ele copia e colar não adianta, ele faz o "trabalho" (que de trabalho não tem nada) em 5 minutos e os outros 45 minutos ele fica no you tube, orkut, facebook e outras coisas mais que não tem nada a ver com o conteúdo.
O computador não deve ser usado somente como um "livro digital", que serve apenas para pesquisas, vamos fazer o aluno produzir, trabalhar realmente, o nível de aprendizado será bem melhor.
Assistam ao vídeo e digam o que acharam:

Como estudar para o ENEM

            Para muita gente o ENEM ainda é um bicho de sete cabeças, mas, de todas as disciplinas existem questões de níveis diferentes (muito fáceis, fáceis, difíceis, muito difíceis e tem também as quase impossíveis). Diante disso o ideal é responder as que estão no seu nível e só depois começar a responder as mais complicadas. Muitas dessas questões, são apenas interpretativas, significa que se você não sabe ler e interpretar bem terá grandes dificuldades. Mas ainda dá tempo de melhorar... Comece a ler tudo o que puder, não interessa que seja jornal, revista de fofoca, textos na internet, livros ou qualquer coisa que possa te ajudar.
            Faça um horário de estudos de pelo menos 3 horas por dia, fora a escola. Garanto que se diminuir o tempo que dorme, fica na internet ou assiste tv seu tempo dará sim. Ah, e não se esqueça de cumpri esse horário...
           Se ainda não fez a inscrição se anime e vamos lá http://enem.inep.gov.br/ . Abaixo seguem algumas dicas de outros sites. 

"Especialista dá dicas de como estudar para o Enem


Dica para se dar bem no exame é treinar a interpretação rápida de texto

— O Enem exige cinco grandes competências de seus candidatos, e são essas capacidades que os estudantes precisam desenvolver. São questões que exigem uma leitura diferente, que chega às entrelinhas, e a construção e aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento, por exemplo — explica a professora.

FIQUE ATENTO!
O que o Enem quer de você
* A pedido do Caderno Vestibular, a professora Roselane Costella, que estuda o Enem desde sua criação, em 1998, sintetizou em três as capacidades que o aluno precisa desenvolver para o exame: como ler com competência, como resolver situações-problema e de que forma a construção de argumentos pode servir para resolver questões.
Por que é importante ler com competência?
* Saber ler é uma das cobranças feitas em todas as provas do Enem, da língua portuguesa à matemática. Mas o que isso significa? É entender o que está nas entrelinhas, enxergar no texto, no mapa, no gráfico ou nas tabelas algo que está subentendido ou que é de outra área de conhecimento.
* A dica é treinar a interpretação rápida de um texto. Escolha um por dia, jornalístico ou não, de assunto geopolítico ou econômico." http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/kzukasc/19,491,3017445,Especialista-da-dicas-de-como-estudar-para-o-Enem.html

"Em primeiro lugar devemos nos manter informado sobre acontecimentos da atualidade, os assuntos com maior destaque. Ler jornais e assistir a tele jornais, isso é muito importante para o seu desempenho no dia da prova. Lembrando que sempre se deve manter um critério absoluto à base disso, ou seja, procurar manter seu ponto de vista a respeito de tudo é muito importante. Afinal em uma redação do ENEM não se deve haver controvérsias e dúvidas, sendo o texto bem objetivo e exato, sem contar que haverá perguntas de múltipla escolha, então mantenha o seu critério na base de tais assuntos.
Estude bastante as matérias nas áreas de Matemática, ciências naturais, ciências biológicas, código de linguagem e suas tecnologias. Sendo elas as verdadeiras bases para os processos de avaliação.
Procure se informar também a respeito de provas anteriores do ENEM, assim você poderá ter uma base do que possivelmente poderá cair e assim se manter informado das questões, afinal o critério de avaliação nunca muda." http://japostei.com/como-estudar-para-enem-dicas/


Boa Sorte...

terça-feira, 10 de maio de 2011

Maquetes Sistemas respiratório, circulatório, reprodutor, digestório etc

 

Projeto desenvolvido com os alunos da Escola Estadual São José referente à maquetes dos principais sistemas do corpo humano. Acredito que foi muito produtivos, pois, eles se empenharam e depois de fazer a maquete fizeram a exposição indicando cada órgão e as principais funções de cada um deles.

Projeto BioBlog

PROJETO     BIOBLOG

Nome do Projeto: BIOBLOG

Elaborado por: Ludmilla Machado Neves

Unidade de Ensino: Escola Estadual Rui Barbosa

Áreas Envolvidas: Biologia, Língua Portuguesa

Série: 1º ano Ensino Médio Matutino

Período de Execução: 3º Bimestre


JUSTIFICATIVA

Incentivar o aluno a compreender o conteúdo de Biologia através da pesquisa e produção textual na Sala de Tecnologia Educacional.

Esse projeto tem a importância de demonstrar aos alunos que eles próprios podem ser construtores de conhecimento. Para tanto, esse projeto será desenvolvido para um melhor envolvimento dos conceitos biológicos a partir da utilização das ferramentas da informática incluindo esse estudo dentro de um padrão mais tecnológico, envolvendo professor regente e o professor da STE.

OBJETIVO GERAL
Fazer com que o aluno conheça o Conteúdo de Biologia sobre Divisão celular: mitose e meiose e ainda sobre clonagem e células tronco enfatizando conhecimentos em informática e blog’s.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender a importância da produção de texto dentro da produção de conhecimento.

• Melhorar a compreensão dos alunos utilizando a Sala de Tecnologia e recursos como: internet, word e bogs.

• Entender o funcionamento de um blog, como produzir e como mantê-lo.

• Incentivar a produção de texto como forma de avaliação e ainda o uso da Sala de tecnologias.
METODOLOGIA
A sala será dividida em 4 grupos, onde farão a pesquisa na Internet, trabalhando assim a parte conceitual do tema abordado. Logo após, cada grupo irá começar a produzir um texto sobe o conteúdo no word, esse texto será corrigido. Os alunos irão se cadastrar no “blogspot.com” onde cada grupo irá criar uma conta.

O texto será postado no blog junto com imagens sobre os referidos temas. Para a finalização do projeto, os alunos irão apresentar do Blog para toda a turma no próprio Data Show. Para a realização desse projeto serão necessárias 10 aulas.
RECURSOS

• Computador

• Internet

• Data-Show

• Blog

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de acordo com a participação do aluno na STE, pelo comprometimento com o Blog e exposição do Blog finalizado, diante a organização dos conceitos propostos na apresentação.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Sugestões para trabalhar Dengue

Sugestões na Sala de Tecnologia:
                             www.combatadengue.com.br/jogo/   
                             http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=116 
                             http://www.invivo.fiocruz.br/quiz.html   
                             http://mrjogos.uol.com.br/games-gratis-online/infantil/dengue/
                             http://www.superdownloads.com.br/jogos-online/jogo-contra-dengue.html
                             http://www.meumundoflash.com/jogos-online/flash/Dengue/index.html
                            
                                                
Sugestões na Sala de Aula: 
exercicio+dengue+1.jpg (556×711)Digitalizar0003%5B1%5D.jpg (912×608)i%5B1%5D.jpg (330×400)
Slide6.JPG (540×720)j%5B1%5D.jpg (384×506)IMG_0010%5B1%5D.jpg (405×576)

Dengue

SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA
Rua: Claudionor Coelho da Rocha, 516 – Vila Pernambuco
Cassilândia - MS






Rui Barbosa na luta contra a Dengue


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. Nome do Projeto:
Rui Barbosa na Luta Contra a Dengue

2. Elaborado por:
Profª Ludmilla Machado Neves

3. Unidade de Ensino:
Escola Estadual Rui Barbosa

4. Áreas Envolvidas:
Ciências, Biologia, Química e todas as disciplinas no PCN’s - Saúde.

5. Pessoal envolvido:
Toda comunidade escolar:
Matutino: 2º ano Ensino Fundamental a 2º Ano Ensino Médio;
Vespertino: 1º e 2º ano Ensino Fundamental;
Noturno: 1ª a 4ª Fase EJA ( Educação de Jovens e Adultos) e 1º a 3º ano Ensino Médio.
Professores, Coordenadores, Funcionários e Direção.

6. Período de Execução:
Março a junho.


7. JUSTIFICATIVA
                       
Pretende-se com este Projeto fazer com que não só os alunos, mas toda a Comunidade Escolar se conscientizem da importância de se combater o mosquito Aedes Aegipti.
E desenvolvam ações que visem matar ou diminuir o número de Aedes Aegipti  evitando, assim, o contágio de pessoa para pessoa através deste mosquito.


8. OBJETIVOS
GERAIS:
Ø      Diminuir a incidência de casos de Dengue na comunidade e na cidade;
Ø      Despertar a consciência crítica dos alunos;
Ø      Demonstrar a importância do combate a Dengue e as suas conseqüências;
Ø      Desenvolver habilidades de produção, escrita e linguagem oral;
Ø      Incentivar o uso das tecnologias.

ESPECÍFICOS:
Ø      Incentivar os cuidados com o ambiente de casa;
Ø      Avaliar a colaboração e a participação dos alunos;
Ø      Despertar o espírito crítico de como somos responsáveis para a transmissão dessa doença;
Ø      Compreender os mecanismos da transmissão e prevenção da doença;


9. METODOLOGIA
                       
Os professores regentes do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental (matutino e vespertino) e 1ª e 2ª Fase da EJA (noturno) irão trabalhar com os alunos sobre Dengue enfatizando transmissão, sintomas e conscientizando os alunos sobre os métodos de transmissão da doença. Podendo ser usados: pesquisas na STE (Sala de Tecnologia Educacional), aulas no Data Show e aulas expositivas dentre outros
Na 3ª e 4ª Fase da EJA (noturno) todos os professores responsáveis pelas aulas direcionadas irão trabalhar o tema da Dengue, cada um envolvendo características comuns às respectivas disciplinas. 
Do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e (matutino e noturno) cada professor de uma disciplina escolherá uma série e trabalhará com os alunos sobre Dengue enfatizando transmissão, sintomas e conscientizando os alunos sobre os métodos de prevenção da doença.
Os alunos ainda produzirão folders, com a supervisão dos professores, para ser entregue de casa em casa à comunidade com informações e conscientização sobre o problema da dengue.
Abaixo segue o quadro de ações a serem realizadas por cada disciplina e série pelo projeto.


Série
Disciplinas
Ação
6º ano
Ciências e Português
Elaborar um calendário de ações com vistas à constante prevenção e combate a proliferação do mosquito “Aedes Aegypti”
7º ano “A”
História e Ciências
Construir armadilhas para o mosquito da Dengue e espalhar pela escola, reduzindo o número de novos insetos.
7º ano “B”
Geografia e Educação Física
Produzir mudas da Crotalária que atrai predadores naturais do mosquito da dengue.
8º ano
Geografia e Educação Física
Produzir mudas da Crotalária que atrai predadores naturais do mosquito da dengue.
9º ano
Inglês, geografia  e Artes.
Produzir mudas da Crotalária que atrai predadores naturais do mosquito da dengue.
1º EM “A”
Biologia, Matemática e Física.
Fazer um levantamento histórico sobre os casos de Dengue na cidade e nos diferentes bairros da cidade. E demonstrar os resultados em gráficos, porcentagens e tabelas em Data show.
2º EM “A”
Biologia e Português
Produzir folders com informações para ser distribuído à comunidade.
1º EM “B”
Geografia, Química e Inglês
Encher saquinho com sementes da Crotalária e com informações.

2º EM “B”
Biologia,
Matemática e Física
Fazer um mapeamento do bairro, dividindo, em pequenas regiões onde cada sala fará entrega do folder e conscientização.

3º EM “B”
Português, História e física
Elaborar instrumentos para registros de ocorrências da Dengue entre a comunidade interna (alunos, professores, funcionários).




10. CRONOGRAMA


Março
Abril
Maio
Junho
Informações sobre Dengue
X



Produção do folder
X



Entrega das mudas.

X
X

Elaboração do calendário.
X
X
X

Registros de ocorrências.
X
X
X
X
Mapeamento do bairro.
X



Coleta e tabulação de informações.
X
X


Visitas nas casas para esclarecimentos sobre a prevenção e entrega dos folders.
X
X
X


   


11. AVALIAÇÃO DO PROJETO


                   A participação efetiva dos alunos durante o processo de execução do Projeto, produção do folder e a apresentação do trabalho à Comunidade Escolar, através de conscientização do problema da Dengue.
Espera-se uma redução de casos de Dengue no bairro e até na cidade como um todo.




terça-feira, 9 de novembro de 2010

Soletrando




A professora de Língua Portuguesa levou os alunos à Sala de Tecnologia para treinarem a ortografia no jogo "Soletrando" e para participarem de um concurso municipal com a mesma ideia.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Maquete de célula

Os alunos do 1º Ano do Ensino Médio fizeram maquetes sobre células. Alguns não saíram do básico, mas, outros foram de uma criatividade ímpar. Adorei a célula de PIZZA por exemplo. Fiquei feliz com o resultado, espero que com a mão na massa eles possam compreender melhor o conceito de célula, suas organelas características e ainda suas funções. 

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Aula 10!

 Mírian, professora da Sala Especial, sempre leva seus alunos à Sala de Tecnologia. Nessa aula eles estavam em um software educacional fazendo continhas de soma, para ilustrar e ajudar os alunos a compreender a professora levou palitinhos de picolé para que eles pudessem fazer suas somas.
A professora aliou a tecnologia com o material concreto. Sem dúvida foi uma aula nota 10!
Parabéns professora pelo seu empenho e carinho com que trata seus alunos!!!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Aula Prática - Microbiologia

Em uma escola Estadual é praticamente inesistente os recursos para o desenvolvimento de aulas práticas, mas, como todo professor que quer instigar o aluno  procura sempre o melho para eles, então vamos à luta.
As placas de Petri a escola já tinha, pedi ao dono do laboratório de Análises Clínicas para que ele me vendesse um pouco de ágar, e ele, muito gentil, esterelizou as placas e ainda deixou tudo pronto só para que pudéssemos contaminá-las. Usamos coisas do nosso dia-a-dia como: o ar, as mão, água do vaso sanitário, o ouvido, a boca, unha e cabelo. Depois do crescimento das colônias de bactérias observamos algumas no microscópio (emprestado de outra escola, pois não temos) e agora estmos testando alguns bactericidas como: água sanitária, álcool, detergentes e desinfetantes.
Os alunos ficaram admirados de que todas aquelas bactérias vieram deles e de lugares muito próximo a eles. Após esses passos, os alunos estão fazendo o relatório na Sala de Tecnologia. A aula foi um sucesso... Todos ficaram fascinados.
"Achamos à aula muito produtiva e interessante, porque por meio dela tivemos a oportunidade de ver bactérias e fungos que jamais imaginávamos existir em nosso dia a dia e até mesmo em nosso corpo, enfim em tudo e todo lugar existente no planeta." (Sara e Edislaine 2º EM)

História em quadrinhos



















A professora Lidiane Rodrigues Mariano trabalhando produção textual em Histórias em Quadrinhos com o 4º ano do Ensino Fundamental. Como a sala tem muitos alunos, ela dividiu a turma e metade ela colocou na biblioteca fazendo atividade relacionada com história em quadrinhos enquanto a outra metade foi para a STE produzir sua histórinha. Depois de pronta a história foi impressa e colada no caderno deles, eles adoraram...





quarta-feira, 31 de março de 2010

Renata Borba professora de Língua Inglesa e seus alunos fazendo avaliação na Sala de Tecnologia Educacional.
Cada vez mais os professores estão buscando estratégias para inserir as tecnologias na vida de seus alunos.
Essa professora é um ótimo exemplo disso.

Escola Estadual Rui Barbosa
Cassilândia – MS

Plano de Ação da STE
Ano Letivo de 2010


INTRODUÇÃO

Atualmente as Mídias inseridas na Educação tornaram-se instrumentos pedagógicos e didáticos extremamente eficazes e principalmente inovadores.
A inclusão digital faz parte da realidade da maioria das escolas brasileiras, fomentando novas perspectivas educacionais e novos rumos para a ação docente.
Os recursos tecnológicos, nas suas mais variadas formas são ferramentas indispensáveis à prática docente, por se tratarem de excelentes elementos de inclusão social. É importante ressaltar ainda, que a ação articulada das Mídias presentes na escola, dá o tom da Educação Digital e Informatizada.
Neste contexto, cabe ao Professor da STE, a função de gerenciar as atividades inerentes ao uso das tecnologias, promovendo a interação destes instrumentos e capacitando os demais professores para o uso das ferramentas tecnológicas.

AÇÕES DA STE PARA O ANO DE 2010

• Conscientizar os docentes acerca da importancia do uso da tecnologia enquanto ferramente essencial na promoção da qualidade de ensino;

• Sugerir atividades didático/pedagogicas, utilizando vários recursos e aplicativos a partir de conteúdos propostos nos Planejamentos de Ensino para cada disciplina;

• Auxiliar o professor na elaboração do Planejamento; assistindo os mesmos em suas dúvidas e questionamentos acerca da elaboração do respectivo plano de aula;

• Participar efetivamente das Ações do PDE – Escola que envolvam diretamente a STE;

• Elaborar lista de sites educativos e softwares por área de estudo e repassar aos professores, colocando a STE a disposição dos mesmos para o conhecimento e interação com o material sugerido;

• Montar e expor painéis com fotos; textos e trabalhos produzidos pelos alunos na STE em anos anteriores. Tal ação servirá como incentivo para educadores e alunos, bem como, divulgará tudo que foi produzido na Sala de Tecnologia;

• Postar fotos; atividades; textos e vídeos produzidos pelos alunos no BLOG da escola, também funcionando como ação motivadora.


Profª Ludmilla Machado Neves
STE - Matutino

Profº Ricardo Ramire Gonçalves
STE - Noturno

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