quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sugestões jogos Matemática

Era para ser sugestões só de biologia e ciências, mas, uma professora encontrou esse joguinho e trabalhou com os alunos na Sala de Tecnologia, eles adoraram então resolvi colocar também. É uma tabuada que o aluno tem a opção de escolher uma das quatro operações.





Outro jogo no mesmo estilo é a Tabuada do Dino. http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuada%20Dino/ 

Jogo: Sexualidade

Esse é um quiz com questões de múltipla escolha sobre sexualidade. Proporciona informações de uma maneira lúdica, interativa e atrativa. Reune assuntos como: Orientação sexual,  Contracepção, DST's - Doenças Sexualmente Transmissíveis, Menstruação, Higiene, Saúde e Espermatogênese. Interessante para alunos de 6º ano acima, mas, principalmente para alunos de 8º ano, que esse conteúdo faz parte do Referencial Curricular. 

terça-feira, 21 de junho de 2011

Jogo: organelas celulares

É um software em inglês, em que a célula tem uma rotação de 360º, e que quando selecionado tem o nome de cada organela citoplasmática e as suas respectivas funções. Ideal para revisão de conteúdo de citologia para o 1º ano do Ensino Médio ou para o 8º ano ensino fundamental. Para visualizar clique aqui   .

Outro programa muito legal é: ""Células Virtuais" é um software educacional que objetiva o complemento do ensino de biologia celular a alunos do ensino fundamental. Em sua primeira versão procurou-se exigir o mínimo de leitura diante do computador, o que pode se tornar cansativo e desestimulante. Dessa forma grande parte do conteúdo escrito foi substituído por narrações.
As imagens e animações geradas são esquemáticas, visando uma abordagem mais didática.
Também se procurou incentivar a utilização do programa pelo aluno ao criar um ambiente semelhante a um jogo durante a resolução de exercícios, onde a cada exercício resolvido corretamente o aluno vai acumulando pontos. Ao entrar no programa solicita o nome do usuário, ao sair o nome fornecido é utilizado para o tratamento pessoal do usuário. Ainda ao sair do programa o usúario fica sabendo a pontuação atingida.
O programa é todo baseado em ligações, possibilitando ao aluno desenvolver sua utilização de forma não linear (pré-estabelecida). Essas ligações podem conduzir a textos, imagens, sons e vídeos que possuem relação com o item anterior. Geralmente os componentes que possuem ligações são facilmente identificadas por se apresentarem de alguma forma destacadas (através da cor, sensibilidade ao passar do mouse, forma de botões, figuras sugestivas, etc). " (Próprio programa)
Para baixar é só entrar em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5544
E para visualizar entre em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/5544/open/file/index.html?sequence=101&eventSource=2

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Jogo: Transfusão sanguínea


Esse site possui uma animação que permite trabalhar grupos sanguíneos, tipagem sanguínea, Rh e transfusões sanguíneas. Ótima sugestão para trabalhar com alunos do 8º ano e até do 3º ano do Ensino Médio no conteúdo de Sistema ABO e grupos sanguíneos. O jogo é em inglês, mas, só pela cara dos pacientes dá para saber se você acertou ou não.

Tem um outro jogo que também fala do mesmo assunto, grupos sanguíneos, o objetivo é descobrir doadores em potêncial. O jogo vai dando dicas sobre os tipos sanguíneos dos outros pacientes.
É muito legal, eu adorei os dois.           http://www-usr.inf.ufsm.br/~rose/rived/objeto2g1/bio1ativ2.swf

Projeto: Direito do Consumidor - Publicidade Ilegal

SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA
Rua: Claudionor Coelho da Rocha, 516 – Vila Pernambuco

Cassilândia - MS







PROJETO: Direito do Consumidor:


Publicidade Ilegal

CASSILÂNDIA – MS

Junho de 2011



1 – Dados de Identificação:
1.1 – Nome do Projeto: Direito do Consumidor – Publicidade Ilegal.
1.2 – Responsável pelo Projeto: Ludmilla Machado Neves e Claudilene Barbosa
1.3 – População alvo: 1º e 2º ano do Ensino Médio
1.4 – Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Artes, Biologia e STE
1.5 – Período: junho e julho de 2011
2- Apresentação
O Direito do consumidor é um ramo relativamente novo do direito. Só a partir dos anos cinquenta é que sugiu a preocupação em harmonizar as relações de consumo, e especificamente a trinta anos isso se intensificou. Os consumidores passaram a ganhar proteção contra os abusos sofridos, tornando-se uma preocupação social..
“A defesa do consumidor é a atividade de proteção do consumidor através da divulgação de informação sobre a qualidade dos bens e serviços e através do exercício de pressão sobre as entidades públicas com o objetivo de defender os direitos dos consumidores.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_do_consumidor
O consumidor tem um grande arsenal de leis que o protegem quanto às publicidades ilegais, mas, precisam sempre ficar em alerta, pois, essas propagandas podem explicitas a ponto de percebermos o crime ou podem ser tão sutis que não nos damos conta.
A defesa no consumidor se baseia, antes de tudo, na conscientização dos consumidores quanto a seus direitos e deveres, nos deveres dos prestadores de serviço em geral e ainda na punição de atos ilícitos, se for o caso.
A defesa do consumidor não se baseia apenas na punição dos que praticam ilícitos e violam os direitos do consumidor, como também na conscientização dos consumidores de seus direitos e deveres e conscientizar os fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços sobre suas obrigações demonstrando que agindo corretamente eles respeitam o consumidor e ampliam seu mercado de consumo contribuindo para o desenvolvimento do país.
É nessa intenção, de proteger nossos mini consumidores que colocamos a mão na massa e entramos nesse meio das Publicidades Ilegais.

3 – Justificativa:
Pela necessidade de cumprir A lei nº 3.922 de 30 de junho de 2010 “Institui que as escolas públicas e privadas conveniadas com o Estado de Mato Grosso do Sul devam dispor de embasamento teórico e prático concernentes aos direitos do consumidor” por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento e ainda para a conscientização dos alunos e de toda comunidade escolar sobre questões relacionadas com o com o Direito do Consumidor, esse projeto apresenta propostas de atividades a serem desenvolvidas no Ensino Médio.
3 - Objetivos:
Fazer com que os alunos envolvidos nesse projeto se conscientizem a respeito de sua atuação como consumidor.
 Levar os alunos a ter um conhecimento sobre a lei estadual que propõem às escolas que estudem e aprendam sobre direito do consumidor;
 Estimular para que percebam a importância do homem na transformação do meio em que vive inclusive na luta pelos seus direitos;
 Desenvolver e estimular nos alunos o espírito crítico e a criatividade;
 Estimular a leitura e a escrita;
 Desenvolver a oralidade, a socialização;
 Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também como ferramenta para atingir os objetivos.
4 – Metodologia:
A professora de Língua Portuguesa irá explicar aos alunos os tipos de orações entre eles os tipos de Publicidade (propaganda enganosa, abusiva, antiética e subliminar) e o tipo de linguagem que deve ser usada.
Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e depois irão para a Sala de Tecnologia pesquisar os tipos de propagandas, ver alguns exemplos no you tube e depois produzirão uma propaganda de cada tipo (propaganda enganosa, abusiva, antiética e subliminar).
Eles serão os autores do texto, os atores da propaganda, os câmeras e depois voltarão para a Sala de Tecnologia para a edição. Será criada uma conta no site de vídeos you tube e depois esses vídeos serão postados no referido site.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Criação do Universo e Evolução dos Seres Vivos

Esse tema sempre é polêmico em uma sala de aula, para resolver esse problema criei essa Apresentação de Power Point (ppt) que traça um paralelo entre a Bíblia e a Ciência mostrando que elas não precisam ser coisas completamente opostas. Sinto que fazendo esse equivalente os alunos acreditam mais na ciência e conseguem aprender melhor o conteúdo.



Quando postei percebi que onde tinha acentos, c cedilha e outros caracteres especiais ficou desconfigurado. Mas quem se interessar me mande um recado que eu envio.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Como Evitar o copiar e colar em trabalhos escolares

"Como evitar o copismo escolar na Era da Informação
O velho dilema do copismo...

1- Valorize a opinião pessoal, as reflexões, idéias e comentários dos alunos: ao pedir trabalhos, utilize termos como "explique com as suas palavras", ou "dê a sua opinião". Da mesma forma, estimule a criação de blogs ou wikis para a troca de idéias.
2- Contextualize o trabalho: um trabalho específico e concreto sobre o assunto estudado será mais difícil de copiar.
3- Incentive a investigação nos trabalhos: que sejam os alunos que, depois da observação do meio, façam as perguntas aos especialistas e a consulta em diferentes fontes.
4- Peça que complementem o texto com outras ações de compreensão: tais como resumos, mapas conceituais, entrevistas, ilustrações, vídeos, fotos, entre outros.
5- Mude o enunciado do trabalho por um caso ou problema a ser resolvido: faça a informação partir de um estudo de caso, fazendo o aluno buscar soluções para dado problema. Isto estimula a compreensão, assimilação e transferência da informação procurada.
6- Utilize a técnica de Caça ao Tesouro: esta técnica faz com que o aluno, além de buscar a informação, analise e compreenda.
7- Peça as fontes utilizadas na pesquisa: muitos alunos não sabem como escrever a bibliografia ou citar um autor dentro do texto e simplesmente copiam da internet. É necessário ensinar como fazê-lo.
8- Utilize Webquests e Miniquests: estas técnicas são baseadas na aprendizagem construtivista e estimulam a investigação.
9- Complemente o trabalho com outros que envolvam a leitura e compreensão do tema: exemplos são apresentações em sala de aula, criação de painéis, fórums de discussão, entre outros.
10- Leve em conta o bom uso da internet nos critérios de avaliação: valorize a redação própria, a seleção da informação, apresentação dos dados mais relevantes sobre o tema, o formato e design do trabalho."
http://www.historiadigital.org/2009/05/como-evitar-o-copismo-escolar-na-era-da.html

Adorei esse texto espero que possa ajudar...

Tecnologia na educação

Professores precisamos repensar nossos métodos de aulas, inclusive as aulas nas Salas de Tecnologiaou com Data show. Não é só incluir uma tecnologia, as metodologias devem mudar também.
Não adianta fazer textos gigantes em apresentações de Power Point e achar que os alunos irão gostar apenas por que tem uma tecnologia. Nós sabemos que dá um sono incrível. Principalmente se desligar a luz...
Levar o aluno na Sala de Tecnologia só para ele copia e colar não adianta, ele faz o "trabalho" (que de trabalho não tem nada) em 5 minutos e os outros 45 minutos ele fica no you tube, orkut, facebook e outras coisas mais que não tem nada a ver com o conteúdo.
O computador não deve ser usado somente como um "livro digital", que serve apenas para pesquisas, vamos fazer o aluno produzir, trabalhar realmente, o nível de aprendizado será bem melhor.
Assistam ao vídeo e digam o que acharam:

Como estudar para o ENEM

            Para muita gente o ENEM ainda é um bicho de sete cabeças, mas, de todas as disciplinas existem questões de níveis diferentes (muito fáceis, fáceis, difíceis, muito difíceis e tem também as quase impossíveis). Diante disso o ideal é responder as que estão no seu nível e só depois começar a responder as mais complicadas. Muitas dessas questões, são apenas interpretativas, significa que se você não sabe ler e interpretar bem terá grandes dificuldades. Mas ainda dá tempo de melhorar... Comece a ler tudo o que puder, não interessa que seja jornal, revista de fofoca, textos na internet, livros ou qualquer coisa que possa te ajudar.
            Faça um horário de estudos de pelo menos 3 horas por dia, fora a escola. Garanto que se diminuir o tempo que dorme, fica na internet ou assiste tv seu tempo dará sim. Ah, e não se esqueça de cumpri esse horário...
           Se ainda não fez a inscrição se anime e vamos lá http://enem.inep.gov.br/ . Abaixo seguem algumas dicas de outros sites. 

"Especialista dá dicas de como estudar para o Enem


Dica para se dar bem no exame é treinar a interpretação rápida de texto

— O Enem exige cinco grandes competências de seus candidatos, e são essas capacidades que os estudantes precisam desenvolver. São questões que exigem uma leitura diferente, que chega às entrelinhas, e a construção e aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento, por exemplo — explica a professora.

FIQUE ATENTO!
O que o Enem quer de você
* A pedido do Caderno Vestibular, a professora Roselane Costella, que estuda o Enem desde sua criação, em 1998, sintetizou em três as capacidades que o aluno precisa desenvolver para o exame: como ler com competência, como resolver situações-problema e de que forma a construção de argumentos pode servir para resolver questões.
Por que é importante ler com competência?
* Saber ler é uma das cobranças feitas em todas as provas do Enem, da língua portuguesa à matemática. Mas o que isso significa? É entender o que está nas entrelinhas, enxergar no texto, no mapa, no gráfico ou nas tabelas algo que está subentendido ou que é de outra área de conhecimento.
* A dica é treinar a interpretação rápida de um texto. Escolha um por dia, jornalístico ou não, de assunto geopolítico ou econômico." http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/kzukasc/19,491,3017445,Especialista-da-dicas-de-como-estudar-para-o-Enem.html

"Em primeiro lugar devemos nos manter informado sobre acontecimentos da atualidade, os assuntos com maior destaque. Ler jornais e assistir a tele jornais, isso é muito importante para o seu desempenho no dia da prova. Lembrando que sempre se deve manter um critério absoluto à base disso, ou seja, procurar manter seu ponto de vista a respeito de tudo é muito importante. Afinal em uma redação do ENEM não se deve haver controvérsias e dúvidas, sendo o texto bem objetivo e exato, sem contar que haverá perguntas de múltipla escolha, então mantenha o seu critério na base de tais assuntos.
Estude bastante as matérias nas áreas de Matemática, ciências naturais, ciências biológicas, código de linguagem e suas tecnologias. Sendo elas as verdadeiras bases para os processos de avaliação.
Procure se informar também a respeito de provas anteriores do ENEM, assim você poderá ter uma base do que possivelmente poderá cair e assim se manter informado das questões, afinal o critério de avaliação nunca muda." http://japostei.com/como-estudar-para-enem-dicas/


Boa Sorte...