Durante a realização do Projeto Didático Produzindo Um vídeo sobre Divisão Celular (NEVES, 2011), desenvolvido com o 1º ano “A” da Escola Estadual Rui Barbosa, foi revelado que as práticas pedagógicas como: apresentações do conteúdo por meio de vídeos e projetor multimídia, animações disponíveis na internet, produção de texto no editor de texto writer e produção de vídeo através de maquetes ou desenhos de própria autoria utilizadas pela professora de Biologia, sujeito da pesquisa, surtiram um efeito positivo.
Por ser um conteúdo muito teórico e só pode ser visualizado por meio de microscópio, inexistente na escola, os esquemas, vídeos e animações foram de suma importância, pois os alunos puderam realmente visualizar a célula e os fatos que ocorrem dentro dela e isso serviu para criar um vínculo com o conteúdo proposto podendo assim entender a relação entre as fases e os fatos que ocorrem no interior do organismo. Foi realizada também uma produção de texto dos alunos na STE, onde eles resumiram todas as fases da mitose e colocaram imagem de cada uma delas. Esse passo serviu para ver o nível de assimilação de cada um e ainda para ajudar a tirar alguma dúvida ainda existente.
Foi realizada então, uma avaliação do conteúdo proposto e percebeu-se então que os alunos tiveram um bom rendimento e demonstraram um entrosamento com o conteúdo em relação a outras salas onde não foram realizado o Projeto. Notamos ainda, um maior interesse nas atividades realizadas na STE do que na sala de aula, pois só o fato dessas atividades serem mediadas por um computador onde eles tiveram um contato com animações e vídeos sobre o conteúdo estudado e de uma forma diferente os estimulou.
O projeto prevê ainda a produção de um vídeo através de maquetes, fotos ou desenhos feitos por eles. O que imaginamos que ajudará a fixar mais ainda o conteúdo de Ciclo Celular. O maior inconveniente é que na STE da escola o sistema operacional é o Linux e o editor de vídeo dele não funciona, então, essa parte será feita em casa sem o acompanhamento da professora.
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Jogos e atividades de matemática 7º ano
Encontrei algumas atividades relacionadas à geometria. Confiram abaixo:
Sólidos geométricos
Classificação de triangulos
Jogos com triângulo
Sólidos geométricos
Classificação de triangulos
Jogos com triângulo
Mitose
VI - MITOSE
View more presentations from sandranascimento
Para ver, rever e estudar sobre Mitose
Retirado de: http://www.slideshare.net/sandranascimento/vi-ciclo-celular
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Projeto Divisão Celular - Mitose e Meiose
ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA
PROJETO PEDAGÓGICO:
Produzindo um vídeo sobre Divisão celular
CASSILÂDIA – MS
Julho de 2011
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 Nome do Projeto:
Produzindo um vídeo sobre Divisão Celular
1.2 Elaborado por:
Profª Ludmilla Machado Neves
1.3 Unidade de Ensino:
Escola Estadual Rui Barbosa
1.4 Áreas Envolvidas:
Biologia e Sala de Tecnologia Educacional.
1.5 Pessoal envolvido:
Alunos do 1º Ano A do Ensino Médio.
1.6 Período de Execução:
Agosto e setembro.
2. JUSTIFICATIVA
Atualmente, com a globalização existente, e na era de informações em que vivemos não podemos deixar que a escola e o ensino parem no tempo. Precisamos nos adaptar, modificar nossa forma de ensinar, pois, se ficarmos inertes correremos o risco de não conseguir alcançar os nossos objetivos.
Na escola, vem ocorrendo mudanças significativas nas condições do processo ensino/aprendizagem, em consonância com a revolução provocada, no mundo, pelos avanços da tecnologia da informação e comunicação. Portanto é necessário a criação de um novo paradigma para nortear o professor na elaboração de seus projetos de aula, suas relações didáticas e instrumentais com o alunado, superando ou ultrapassando a tradicional dependência do quadro e do giz. (SILVA, .p 1).
Hoje há uma facilidade maior em trabalhar com recursos midiáticos além de uma grande necessidade, pois percebemos que as tarefas diárias podem ser mais integradas. Segundo Sandro Cassiano da Silva (p. 4) “O trabalho do professor pode ser mais fácil no processo de ensino/aprendizagem à medida que se obtém a participação da mídia no ambiente escolar como estratégias para tornar as aulas mais dinâmicas, motivar os alunos, despertar suas curiosidades e envolvê-los no ambiente de aprendizagem.”
A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos. (MORAN, José Manuel. Desafios na Comunicação Pessoal, Paulinas, 2007, p. 162-166)
Há uma grande diversidade de mídias que podem ser usadas na educação. Segundo José Manuel Moran o vídeo além de atrair a atenção dos alunos, aproxima a sala de aula do cotidiano e induz novas questões no processo educacional. Portanto, quando bem usadas, as mídias interferem positivamente no processo de ensino-aprendizagem.
Devemo-nos preocupar com a questão da Informática na Educação porque a evidência disponível, embora não tão ampla e contundente quanto se poderia desejar, demonstra que o contato regrado e orientado da criança com o computador em situação de ensino-aprendizagem contribui positivamente para o aceleramento de seu desenvolvimento cognitivo e intelectual, em especial no que esse desenvolvimento diz respeito ao raciocínio lógico e formal, à capacidade de pensar com rigor e sistematicidade, à habilidade de inventar ou encontrar soluções para problemas. (CHAVES, Eduardo O. C. O Computador na Educação.)
Então, pretende-se com este Projeto: Produzindo um vídeo sobre Divisão Celular, fazer com que os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, não tenham dificuldades em compreender o conteúdo de divisão celular já que isso ocorre frequentemente com os educandos deste ano escolar, que eles tenham facilidade e interesse em aprender, pois, trata-se de um conteúdo muito requisitado em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ansiamos que esses alunos estejam preparados.
3. OBJETIVOS
GERAIS:
Compreender a divisão celular, através da aproximação do conteúdo com o dia-a-dia dos alunos, percebendo as diferenças entre Mitose e Meiose e ainda relacionar cada fase aos seus respectivos acontecimentos;
ESPECÍFICOS:
Incentivar o uso das tecnologias;
Promover a prática da produção textual;
Despertar o gosto pelo estudo através da utilização de diferentes mídias;
Avaliar a colaboração e a participação dos alunos;
Despertar o espírito crítico;
4. METODOLOGIA
Primeiramente o conteúdo sobre Divisão Celular será explicado para os alunos através de uma Apresentação de Power Point, elaborada pela professora, no projetor multimídia. Após esse primeiro contato com o tema e de resolver exercícios em sala de aula os alunos assistirão a vídeos retirados do you tube (http://www.youtube.com/watch?v=K8cF7PytLMY&feature=related, http://www.youtube.com/watch?v=d_nW_PRtP7c, http://www.youtube.com/watch?v=8XbqeTTjPkk, e http://www.youtube.com/watch?v=PFWqT9N1X2U&feature=related) no televisor.
Em seguida eles irão para a Sala de Tecnologia onde verão animações sobre as fases da mitose e meiose disponíveis no site http://www.johnkyrk.com/index.pt.html , em duplas esses alunos irão fazer resumos de todas as etapas descritas na animação no editor de texto Writer do Línux e os resumos serão postados no blog da professora http://stematutinoruibarbosa.blogspot.com/.
Para finalizar os alunos serão divididos em grupos e produzirão um vídeo sobre a divisão celular onde aparecem todas as fases e os respectivos acontecimentos. O vídeo será de produção exclusiva dos alunos que o farão através de desenhos ou maquetes que eles tirarão fotos e depois montarão em forma de vídeo que em seguida também podem ser postados no site www.youtube.com.br .
5. CRONOGRAMA
Ação: Agosto Setembro
1ª Quinzena 2ª Quinzena 1ª Quinzena 2ª Quinzena
Apresentação de Power Point X
Resolução de exercícios X X X X
Vídeos do you tube X
Animações na STE X
Resumo no Writer X
Produção do Vídeo X X
6. AVALIAÇÃO DO PROJETO
A participação efetiva dos alunos durante o processo de execução do Projeto, através da execução de todas as ações, servirá para subsidiar a avaliação do processo, que valerá um total de: 5,0 (cinco pontos) na média.
7. REFERÊNCIAS
CHAVES, Eduardo O. C. O Computador na Educação. Disponível em: < http://edutec.net/Textos/Self/EDTECH/funteve.htm > Acesso em 26 de julho de 2011.
MORAN, José Manuel. Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 162-166. Disponível em: Acesso em: 15 de julho de 2011.
MORAN, José Manuel . O Vídeo na sala de aula. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. Disponível em < http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm> Acesso em 25 de julho de 2011.
SILVA, Sandro Cassiano. A utilização das mídias no processo de ensino aprendizagem em geografia na sala de aula. Disponível em: < httpSIL://dmd2.webfactional.com/media/anais/A-UTILIZACAO-DAS-MIDIAS-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-EM-GEOGRAFIA-NA-SALA-DE-AULA.pdf> Acesso em: 15 de julho de 2011.
PROJETO PEDAGÓGICO:
Produzindo um vídeo sobre Divisão celular
CASSILÂDIA – MS
Julho de 2011
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 Nome do Projeto:
Produzindo um vídeo sobre Divisão Celular
1.2 Elaborado por:
Profª Ludmilla Machado Neves
1.3 Unidade de Ensino:
Escola Estadual Rui Barbosa
1.4 Áreas Envolvidas:
Biologia e Sala de Tecnologia Educacional.
1.5 Pessoal envolvido:
Alunos do 1º Ano A do Ensino Médio.
1.6 Período de Execução:
Agosto e setembro.
2. JUSTIFICATIVA
Atualmente, com a globalização existente, e na era de informações em que vivemos não podemos deixar que a escola e o ensino parem no tempo. Precisamos nos adaptar, modificar nossa forma de ensinar, pois, se ficarmos inertes correremos o risco de não conseguir alcançar os nossos objetivos.
Na escola, vem ocorrendo mudanças significativas nas condições do processo ensino/aprendizagem, em consonância com a revolução provocada, no mundo, pelos avanços da tecnologia da informação e comunicação. Portanto é necessário a criação de um novo paradigma para nortear o professor na elaboração de seus projetos de aula, suas relações didáticas e instrumentais com o alunado, superando ou ultrapassando a tradicional dependência do quadro e do giz. (SILVA, .p 1).
Hoje há uma facilidade maior em trabalhar com recursos midiáticos além de uma grande necessidade, pois percebemos que as tarefas diárias podem ser mais integradas. Segundo Sandro Cassiano da Silva (p. 4) “O trabalho do professor pode ser mais fácil no processo de ensino/aprendizagem à medida que se obtém a participação da mídia no ambiente escolar como estratégias para tornar as aulas mais dinâmicas, motivar os alunos, despertar suas curiosidades e envolvê-los no ambiente de aprendizagem.”
A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos. (MORAN, José Manuel. Desafios na Comunicação Pessoal, Paulinas, 2007, p. 162-166)
Há uma grande diversidade de mídias que podem ser usadas na educação. Segundo José Manuel Moran o vídeo além de atrair a atenção dos alunos, aproxima a sala de aula do cotidiano e induz novas questões no processo educacional. Portanto, quando bem usadas, as mídias interferem positivamente no processo de ensino-aprendizagem.
Devemo-nos preocupar com a questão da Informática na Educação porque a evidência disponível, embora não tão ampla e contundente quanto se poderia desejar, demonstra que o contato regrado e orientado da criança com o computador em situação de ensino-aprendizagem contribui positivamente para o aceleramento de seu desenvolvimento cognitivo e intelectual, em especial no que esse desenvolvimento diz respeito ao raciocínio lógico e formal, à capacidade de pensar com rigor e sistematicidade, à habilidade de inventar ou encontrar soluções para problemas. (CHAVES, Eduardo O. C. O Computador na Educação.)
Então, pretende-se com este Projeto: Produzindo um vídeo sobre Divisão Celular, fazer com que os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, não tenham dificuldades em compreender o conteúdo de divisão celular já que isso ocorre frequentemente com os educandos deste ano escolar, que eles tenham facilidade e interesse em aprender, pois, trata-se de um conteúdo muito requisitado em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ansiamos que esses alunos estejam preparados.
3. OBJETIVOS
GERAIS:
Compreender a divisão celular, através da aproximação do conteúdo com o dia-a-dia dos alunos, percebendo as diferenças entre Mitose e Meiose e ainda relacionar cada fase aos seus respectivos acontecimentos;
ESPECÍFICOS:
Incentivar o uso das tecnologias;
Promover a prática da produção textual;
Despertar o gosto pelo estudo através da utilização de diferentes mídias;
Avaliar a colaboração e a participação dos alunos;
Despertar o espírito crítico;
4. METODOLOGIA
Primeiramente o conteúdo sobre Divisão Celular será explicado para os alunos através de uma Apresentação de Power Point, elaborada pela professora, no projetor multimídia. Após esse primeiro contato com o tema e de resolver exercícios em sala de aula os alunos assistirão a vídeos retirados do you tube (http://www.youtube.com/watch?v=K8cF7PytLMY&feature=related, http://www.youtube.com/watch?v=d_nW_PRtP7c, http://www.youtube.com/watch?v=8XbqeTTjPkk, e http://www.youtube.com/watch?v=PFWqT9N1X2U&feature=related) no televisor.
Em seguida eles irão para a Sala de Tecnologia onde verão animações sobre as fases da mitose e meiose disponíveis no site http://www.johnkyrk.com/index.pt.html , em duplas esses alunos irão fazer resumos de todas as etapas descritas na animação no editor de texto Writer do Línux e os resumos serão postados no blog da professora http://stematutinoruibarbosa.blogspot.com/.
Para finalizar os alunos serão divididos em grupos e produzirão um vídeo sobre a divisão celular onde aparecem todas as fases e os respectivos acontecimentos. O vídeo será de produção exclusiva dos alunos que o farão através de desenhos ou maquetes que eles tirarão fotos e depois montarão em forma de vídeo que em seguida também podem ser postados no site www.youtube.com.br .
5. CRONOGRAMA
Ação: Agosto Setembro
1ª Quinzena 2ª Quinzena 1ª Quinzena 2ª Quinzena
Apresentação de Power Point X
Resolução de exercícios X X X X
Vídeos do you tube X
Animações na STE X
Resumo no Writer X
Produção do Vídeo X X
6. AVALIAÇÃO DO PROJETO
A participação efetiva dos alunos durante o processo de execução do Projeto, através da execução de todas as ações, servirá para subsidiar a avaliação do processo, que valerá um total de: 5,0 (cinco pontos) na média.
7. REFERÊNCIAS
CHAVES, Eduardo O. C. O Computador na Educação. Disponível em: < http://edutec.net/Textos/Self/EDTECH/funteve.htm > Acesso em 26 de julho de 2011.
MORAN, José Manuel. Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 162-166. Disponível em:
MORAN, José Manuel . O Vídeo na sala de aula. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. Disponível em < http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm> Acesso em 25 de julho de 2011.
SILVA, Sandro Cassiano. A utilização das mídias no processo de ensino aprendizagem em geografia na sala de aula. Disponível em: < httpSIL://dmd2.webfactional.com/media/anais/A-UTILIZACAO-DAS-MIDIAS-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-EM-GEOGRAFIA-NA-SALA-DE-AULA.pdf> Acesso em: 15 de julho de 2011.
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Animações: Ação das drogas no corpo
É um site da UNIFESP que contém animações sobre a ação dos diferentes tipos de droga no organismo:
Ação dos Benzodiazepínicos no Sistema Nervoso Central
Ação da Cocaína e Crack no Sistema Nervoso Central
Circuito de Recompensa Cerebral
Ação do Álcool no Sistema Nervoso Central
Ação da Nicotina no organismo
Ação do Cannabis Sativa no Sistema Nervoso Central
Para visualisar clique aqui.
Ação dos Benzodiazepínicos no Sistema Nervoso Central
Ação da Cocaína e Crack no Sistema Nervoso Central
Circuito de Recompensa Cerebral
Ação do Álcool no Sistema Nervoso Central
Ação da Nicotina no organismo
Ação do Cannabis Sativa no Sistema Nervoso Central
Para visualisar clique aqui.
Animação: Corpo humano
"O Body Maps é um programa que apresenta um atlas com os sistemas, ossos e músculos do corpo humano. Ele possui a visualização tanto de um modelo masculino quanto feminino. A imagem é em três dimensões, para manter a proporção e o local adequados.Você também tem a possibilidade de girar a figura 360º, para observar no ângulo apropriado.
Interface e funcionamento
O serviço é inteiramente online, a partir de uma janela de seu navegador padrão de internet, dispensando a instalação. A interface do aplicativo é bem simples: na parte central é mostrado um modelo de corpo humano, que pode ser masculino ou feminino (basta definir a opção desejada e marcá-la).
Para encontrar alguma parte do corpo humano, basta digitá-la no campo de busca e clicar na lupa presente ao lado dele. Vale lembrar que o nome precisa estar em inglês, pois a interface do aplicativo adota este idioma como padrão. Logo, se você quer buscar por ossos, o certo é inserir o termo “bones”, por exemplo.
Logo abaixo do resultado, quando há mais do que uma ocorrência, você pode escolher uma das sugestões para especificar exatamente o que está precisando. Feito isso, o modelo é carregado com a opção que você selecionou. Você pode clicar no botão de play para movimentar o corpo humano, mostrando todos os ângulos disponíveis.
Para que ele pare em alguma posição, basta apertar o botão de pausar. Você também pode movimentar a barra de rolagem livremente para fazer com que o modelo fique da forma que desejar. Logo acima do manequim, há algumas miniaturas. Elas representam o modelo escolhido, mas por outros aspectos.
Por exemplo, se você estiver observando os ossos do braço, nas miniaturas você pode ver a mesma parte revestida pelo sistema circulatório, com os músculos, revestida pela pele etc.. Para selecionar qualquer uma das imagens disponíveis desta maneira, basta clicar nela. Feito isso, ela aparece no lugar do modelo humano.
Adicionalmente, sempre que o modelo estiver com uma imagem carregada, você pode obter mais informações sobre o que está em exibição. Para isso, basta um clique do mouse sobre qualquer uma das partes mostradas. Essa ação faz com que uma pequena janela de texto mostre mais detalhes sobre a figura em questão (em inglês).
Além disso, o aplicativo também conta com a função de distinguir as partes do corpo, que pode ser acessada clicando em “Body menu”."
Fonte: http://baixaki.com.br/download/body-maps.htm
Interface e funcionamento
O serviço é inteiramente online, a partir de uma janela de seu navegador padrão de internet, dispensando a instalação. A interface do aplicativo é bem simples: na parte central é mostrado um modelo de corpo humano, que pode ser masculino ou feminino (basta definir a opção desejada e marcá-la).
Para encontrar alguma parte do corpo humano, basta digitá-la no campo de busca e clicar na lupa presente ao lado dele. Vale lembrar que o nome precisa estar em inglês, pois a interface do aplicativo adota este idioma como padrão. Logo, se você quer buscar por ossos, o certo é inserir o termo “bones”, por exemplo.
Logo abaixo do resultado, quando há mais do que uma ocorrência, você pode escolher uma das sugestões para especificar exatamente o que está precisando. Feito isso, o modelo é carregado com a opção que você selecionou. Você pode clicar no botão de play para movimentar o corpo humano, mostrando todos os ângulos disponíveis.
Para que ele pare em alguma posição, basta apertar o botão de pausar. Você também pode movimentar a barra de rolagem livremente para fazer com que o modelo fique da forma que desejar. Logo acima do manequim, há algumas miniaturas. Elas representam o modelo escolhido, mas por outros aspectos.
Por exemplo, se você estiver observando os ossos do braço, nas miniaturas você pode ver a mesma parte revestida pelo sistema circulatório, com os músculos, revestida pela pele etc.. Para selecionar qualquer uma das imagens disponíveis desta maneira, basta clicar nela. Feito isso, ela aparece no lugar do modelo humano.
Adicionalmente, sempre que o modelo estiver com uma imagem carregada, você pode obter mais informações sobre o que está em exibição. Para isso, basta um clique do mouse sobre qualquer uma das partes mostradas. Essa ação faz com que uma pequena janela de texto mostre mais detalhes sobre a figura em questão (em inglês).
Além disso, o aplicativo também conta com a função de distinguir as partes do corpo, que pode ser acessada clicando em “Body menu”."
Fonte: http://baixaki.com.br/download/body-maps.htm
Jogo: Nutrição
O site possui várias informações sobre nutrição, alimentação além de 4 jogos que vão desde organizar a pirâmide alimentar, classificar os alimentos quanto ao tipo de nutriente, palavras cruzadas e até um quiz referente a alimentação.
Interessante para alunos do ensino fundamental de 3º até o 9º ano. Até pode ser usado no ensino médio, mas, como complemento, pois, a linguagem é mais simples.
http://www.sonutricao.com.br/jogos.php#
Interessante para alunos do ensino fundamental de 3º até o 9º ano. Até pode ser usado no ensino médio, mas, como complemento, pois, a linguagem é mais simples.
http://www.sonutricao.com.br/jogos.php#
quinta-feira, 7 de julho de 2011
Animações em Biologia Celular
É um site, traduzido para português, que contém animações sobre Biologia Celular sobre vários temas como: mitose e meiose, DNA, Mitocôndrias, Fotossíntese, Aminoácidos, Anatomia da célula e etc.
http://www.johnkyrk.com/index.pt.html
http://www.johnkyrk.com/index.pt.html
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Sugestões jogos Matemática
Jogo: Sexualidade
Esse é um quiz com questões de múltipla escolha sobre sexualidade. Proporciona informações de uma maneira lúdica, interativa e atrativa. Reune assuntos como: Orientação sexual, Contracepção, DST's - Doenças Sexualmente Transmissíveis, Menstruação, Higiene, Saúde e Espermatogênese. Interessante para alunos de 6º ano acima, mas, principalmente para alunos de 8º ano, que esse conteúdo faz parte do Referencial Curricular.
terça-feira, 21 de junho de 2011
Jogo: organelas celulares
É um software em inglês, em que a célula tem uma rotação de 360º, e que quando selecionado tem o nome de cada organela citoplasmática e as suas respectivas funções. Ideal para revisão de conteúdo de citologia para o 1º ano do Ensino Médio ou para o 8º ano ensino fundamental. Para visualizar clique aqui .
Outro programa muito legal é: ""Células Virtuais" é um software educacional que objetiva o complemento do ensino de biologia celular a alunos do ensino fundamental. Em sua primeira versão procurou-se exigir o mínimo de leitura diante do computador, o que pode se tornar cansativo e desestimulante. Dessa forma grande parte do conteúdo escrito foi substituído por narrações.
As imagens e animações geradas são esquemáticas, visando uma abordagem mais didática.
Também se procurou incentivar a utilização do programa pelo aluno ao criar um ambiente semelhante a um jogo durante a resolução de exercícios, onde a cada exercício resolvido corretamente o aluno vai acumulando pontos. Ao entrar no programa solicita o nome do usuário, ao sair o nome fornecido é utilizado para o tratamento pessoal do usuário. Ainda ao sair do programa o usúario fica sabendo a pontuação atingida.
O programa é todo baseado em ligações, possibilitando ao aluno desenvolver sua utilização de forma não linear (pré-estabelecida). Essas ligações podem conduzir a textos, imagens, sons e vídeos que possuem relação com o item anterior. Geralmente os componentes que possuem ligações são facilmente identificadas por se apresentarem de alguma forma destacadas (através da cor, sensibilidade ao passar do mouse, forma de botões, figuras sugestivas, etc). " (Próprio programa)
Para baixar é só entrar em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5544
E para visualizar entre em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/5544/open/file/index.html?sequence=101&eventSource=2
Outro programa muito legal é: ""Células Virtuais" é um software educacional que objetiva o complemento do ensino de biologia celular a alunos do ensino fundamental. Em sua primeira versão procurou-se exigir o mínimo de leitura diante do computador, o que pode se tornar cansativo e desestimulante. Dessa forma grande parte do conteúdo escrito foi substituído por narrações.
As imagens e animações geradas são esquemáticas, visando uma abordagem mais didática.
Também se procurou incentivar a utilização do programa pelo aluno ao criar um ambiente semelhante a um jogo durante a resolução de exercícios, onde a cada exercício resolvido corretamente o aluno vai acumulando pontos. Ao entrar no programa solicita o nome do usuário, ao sair o nome fornecido é utilizado para o tratamento pessoal do usuário. Ainda ao sair do programa o usúario fica sabendo a pontuação atingida.
O programa é todo baseado em ligações, possibilitando ao aluno desenvolver sua utilização de forma não linear (pré-estabelecida). Essas ligações podem conduzir a textos, imagens, sons e vídeos que possuem relação com o item anterior. Geralmente os componentes que possuem ligações são facilmente identificadas por se apresentarem de alguma forma destacadas (através da cor, sensibilidade ao passar do mouse, forma de botões, figuras sugestivas, etc). " (Próprio programa)
Para baixar é só entrar em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5544
E para visualizar entre em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/5544/open/file/index.html?sequence=101&eventSource=2
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Jogo: Transfusão sanguínea
Esse site possui uma animação que permite trabalhar grupos sanguíneos, tipagem sanguínea, Rh e transfusões sanguíneas. Ótima sugestão para trabalhar com alunos do 8º ano e até do 3º ano do Ensino Médio no conteúdo de Sistema ABO e grupos sanguíneos. O jogo é em inglês, mas, só pela cara dos pacientes dá para saber se você acertou ou não.
Tem um outro jogo que também fala do mesmo assunto, grupos sanguíneos, o objetivo é descobrir doadores em potêncial. O jogo vai dando dicas sobre os tipos sanguíneos dos outros pacientes.
É muito legal, eu adorei os dois. http://www-usr.inf.ufsm.br/~rose/rived/objeto2g1/bio1ativ2.swf
Projeto: Direito do Consumidor - Publicidade Ilegal
ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA
Rua: Claudionor Coelho da Rocha, 516 – Vila Pernambuco
Cassilândia - MS
PROJETO: Direito do Consumidor:
Publicidade Ilegal
CASSILÂNDIA – MS
Junho de 2011
1 – Dados de Identificação:
1.1 – Nome do Projeto: Direito do Consumidor – Publicidade Ilegal.
1.2 – Responsável pelo Projeto: Ludmilla Machado Neves e Claudilene Barbosa
1.3 – População alvo: 1º e 2º ano do Ensino Médio
1.4 – Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Artes, Biologia e STE
1.5 – Período: junho e julho de 2011
2- Apresentação
O Direito do consumidor é um ramo relativamente novo do direito. Só a partir dos anos cinquenta é que sugiu a preocupação em harmonizar as relações de consumo, e especificamente a trinta anos isso se intensificou. Os consumidores passaram a ganhar proteção contra os abusos sofridos, tornando-se uma preocupação social..
“A defesa do consumidor é a atividade de proteção do consumidor através da divulgação de informação sobre a qualidade dos bens e serviços e através do exercício de pressão sobre as entidades públicas com o objetivo de defender os direitos dos consumidores.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_do_consumidor
O consumidor tem um grande arsenal de leis que o protegem quanto às publicidades ilegais, mas, precisam sempre ficar em alerta, pois, essas propagandas podem explicitas a ponto de percebermos o crime ou podem ser tão sutis que não nos damos conta.
A defesa no consumidor se baseia, antes de tudo, na conscientização dos consumidores quanto a seus direitos e deveres, nos deveres dos prestadores de serviço em geral e ainda na punição de atos ilícitos, se for o caso.
A defesa do consumidor não se baseia apenas na punição dos que praticam ilícitos e violam os direitos do consumidor, como também na conscientização dos consumidores de seus direitos e deveres e conscientizar os fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços sobre suas obrigações demonstrando que agindo corretamente eles respeitam o consumidor e ampliam seu mercado de consumo contribuindo para o desenvolvimento do país.
É nessa intenção, de proteger nossos mini consumidores que colocamos a mão na massa e entramos nesse meio das Publicidades Ilegais.
3 – Justificativa:
Pela necessidade de cumprir A lei nº 3.922 de 30 de junho de 2010 “Institui que as escolas públicas e privadas conveniadas com o Estado de Mato Grosso do Sul devam dispor de embasamento teórico e prático concernentes aos direitos do consumidor” por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento e ainda para a conscientização dos alunos e de toda comunidade escolar sobre questões relacionadas com o com o Direito do Consumidor, esse projeto apresenta propostas de atividades a serem desenvolvidas no Ensino Médio.
3 - Objetivos:
Fazer com que os alunos envolvidos nesse projeto se conscientizem a respeito de sua atuação como consumidor.
Levar os alunos a ter um conhecimento sobre a lei estadual que propõem às escolas que estudem e aprendam sobre direito do consumidor;
Estimular para que percebam a importância do homem na transformação do meio em que vive inclusive na luta pelos seus direitos;
Desenvolver e estimular nos alunos o espírito crítico e a criatividade;
Estimular a leitura e a escrita;
Desenvolver a oralidade, a socialização;
Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também como ferramenta para atingir os objetivos.
4 – Metodologia:
A professora de Língua Portuguesa irá explicar aos alunos os tipos de orações entre eles os tipos de Publicidade (propaganda enganosa, abusiva, antiética e subliminar) e o tipo de linguagem que deve ser usada.
Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e depois irão para a Sala de Tecnologia pesquisar os tipos de propagandas, ver alguns exemplos no you tube e depois produzirão uma propaganda de cada tipo (propaganda enganosa, abusiva, antiética e subliminar).
Eles serão os autores do texto, os atores da propaganda, os câmeras e depois voltarão para a Sala de Tecnologia para a edição. Será criada uma conta no site de vídeos you tube e depois esses vídeos serão postados no referido site.
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