quarta-feira, 30 de junho de 2010
Maquete de célula
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Aula 10!
A professora aliou a tecnologia com o material concreto. Sem dúvida foi uma aula nota 10!
Parabéns professora pelo seu empenho e carinho com que trata seus alunos!!!
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Aula Prática - Microbiologia
Em uma escola Estadual é praticamente inesistente os recursos para o desenvolvimento de aulas práticas, mas, como todo professor que quer instigar o aluno procura sempre o melho para eles, então vamos à luta.
As placas de Petri a escola já tinha, pedi ao dono do laboratório de Análises Clínicas para que ele me vendesse um pouco de ágar, e ele, muito gentil, esterelizou as placas e ainda deixou tudo pronto só para que pudéssemos contaminá-las. Usamos coisas do nosso dia-a-dia como: o ar, as mão, água do vaso sanitário, o ouvido, a boca, unha e cabelo. Depois do crescimento das colônias de bactérias observamos algumas no microscópio (emprestado de outra escola, pois não temos) e agora estmos testando alguns bactericidas como: água sanitária, álcool, detergentes e desinfetantes.
Os alunos ficaram admirados de que todas aquelas bactérias vieram deles e de lugares muito próximo a eles. Após esses passos, os alunos estão fazendo o relatório na Sala de Tecnologia. A aula foi um sucesso... Todos ficaram fascinados.
"Achamos à aula muito produtiva e interessante, porque por meio dela tivemos a oportunidade de ver bactérias e fungos que jamais imaginávamos existir em nosso dia a dia e até mesmo em nosso corpo, enfim em tudo e todo lugar existente no planeta." (Sara e Edislaine 2º EM)
As placas de Petri a escola já tinha, pedi ao dono do laboratório de Análises Clínicas para que ele me vendesse um pouco de ágar, e ele, muito gentil, esterelizou as placas e ainda deixou tudo pronto só para que pudéssemos contaminá-las. Usamos coisas do nosso dia-a-dia como: o ar, as mão, água do vaso sanitário, o ouvido, a boca, unha e cabelo. Depois do crescimento das colônias de bactérias observamos algumas no microscópio (emprestado de outra escola, pois não temos) e agora estmos testando alguns bactericidas como: água sanitária, álcool, detergentes e desinfetantes.
Os alunos ficaram admirados de que todas aquelas bactérias vieram deles e de lugares muito próximo a eles. Após esses passos, os alunos estão fazendo o relatório na Sala de Tecnologia. A aula foi um sucesso... Todos ficaram fascinados.
"Achamos à aula muito produtiva e interessante, porque por meio dela tivemos a oportunidade de ver bactérias e fungos que jamais imaginávamos existir em nosso dia a dia e até mesmo em nosso corpo, enfim em tudo e todo lugar existente no planeta." (Sara e Edislaine 2º EM)
História em quadrinhos
A professora Lidiane Rodrigues Mariano trabalhando produção textual em Histórias em Quadrinhos com o 4º ano do Ensino Fundamental. Como a sala tem muitos alunos, ela dividiu a turma e metade ela colocou na biblioteca fazendo atividade relacionada com história em quadrinhos enquanto a outra metade foi para a STE produzir sua histórinha. Depois de pronta a história foi impressa e colada no caderno deles, eles adoraram...
quarta-feira, 31 de março de 2010
Escola Estadual Rui Barbosa
Cassilândia – MS
Plano de Ação da STE
Ano Letivo de 2010
INTRODUÇÃO
Atualmente as Mídias inseridas na Educação tornaram-se instrumentos pedagógicos e didáticos extremamente eficazes e principalmente inovadores.
A inclusão digital faz parte da realidade da maioria das escolas brasileiras, fomentando novas perspectivas educacionais e novos rumos para a ação docente.
Os recursos tecnológicos, nas suas mais variadas formas são ferramentas indispensáveis à prática docente, por se tratarem de excelentes elementos de inclusão social. É importante ressaltar ainda, que a ação articulada das Mídias presentes na escola, dá o tom da Educação Digital e Informatizada.
Neste contexto, cabe ao Professor da STE, a função de gerenciar as atividades inerentes ao uso das tecnologias, promovendo a interação destes instrumentos e capacitando os demais professores para o uso das ferramentas tecnológicas.
AÇÕES DA STE PARA O ANO DE 2010
• Conscientizar os docentes acerca da importancia do uso da tecnologia enquanto ferramente essencial na promoção da qualidade de ensino;
• Sugerir atividades didático/pedagogicas, utilizando vários recursos e aplicativos a partir de conteúdos propostos nos Planejamentos de Ensino para cada disciplina;
• Auxiliar o professor na elaboração do Planejamento; assistindo os mesmos em suas dúvidas e questionamentos acerca da elaboração do respectivo plano de aula;
• Participar efetivamente das Ações do PDE – Escola que envolvam diretamente a STE;
• Elaborar lista de sites educativos e softwares por área de estudo e repassar aos professores, colocando a STE a disposição dos mesmos para o conhecimento e interação com o material sugerido;
• Montar e expor painéis com fotos; textos e trabalhos produzidos pelos alunos na STE em anos anteriores. Tal ação servirá como incentivo para educadores e alunos, bem como, divulgará tudo que foi produzido na Sala de Tecnologia;
• Postar fotos; atividades; textos e vídeos produzidos pelos alunos no BLOG da escola, também funcionando como ação motivadora.
Profª Ludmilla Machado Neves
STE - Matutino
Profº Ricardo Ramire Gonçalves
STE - Noturno
Cassilândia – MS
Plano de Ação da STE
Ano Letivo de 2010
INTRODUÇÃO
Atualmente as Mídias inseridas na Educação tornaram-se instrumentos pedagógicos e didáticos extremamente eficazes e principalmente inovadores.
A inclusão digital faz parte da realidade da maioria das escolas brasileiras, fomentando novas perspectivas educacionais e novos rumos para a ação docente.
Os recursos tecnológicos, nas suas mais variadas formas são ferramentas indispensáveis à prática docente, por se tratarem de excelentes elementos de inclusão social. É importante ressaltar ainda, que a ação articulada das Mídias presentes na escola, dá o tom da Educação Digital e Informatizada.
Neste contexto, cabe ao Professor da STE, a função de gerenciar as atividades inerentes ao uso das tecnologias, promovendo a interação destes instrumentos e capacitando os demais professores para o uso das ferramentas tecnológicas.
AÇÕES DA STE PARA O ANO DE 2010
• Conscientizar os docentes acerca da importancia do uso da tecnologia enquanto ferramente essencial na promoção da qualidade de ensino;
• Sugerir atividades didático/pedagogicas, utilizando vários recursos e aplicativos a partir de conteúdos propostos nos Planejamentos de Ensino para cada disciplina;
• Auxiliar o professor na elaboração do Planejamento; assistindo os mesmos em suas dúvidas e questionamentos acerca da elaboração do respectivo plano de aula;
• Participar efetivamente das Ações do PDE – Escola que envolvam diretamente a STE;
• Elaborar lista de sites educativos e softwares por área de estudo e repassar aos professores, colocando a STE a disposição dos mesmos para o conhecimento e interação com o material sugerido;
• Montar e expor painéis com fotos; textos e trabalhos produzidos pelos alunos na STE em anos anteriores. Tal ação servirá como incentivo para educadores e alunos, bem como, divulgará tudo que foi produzido na Sala de Tecnologia;
• Postar fotos; atividades; textos e vídeos produzidos pelos alunos no BLOG da escola, também funcionando como ação motivadora.
Profª Ludmilla Machado Neves
STE - Matutino
Profº Ricardo Ramire Gonçalves
STE - Noturno
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Análise da imagem
Analiseimagem Ludmilla Cassilandia
From: ludmillacassilandia, 19 minutes ago
Analiseimagem Ludmilla Cassilandia
View SlideShare presentation or Upload your own.
SlideShare Link

quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Auto retrato
Autoretrato Ludmilla Cassilandia
From: ludmillacassilandia, 19 minutes ago
Autoretrato Ludmilla Cassilandia
View SlideShare presentation or Upload your own.
SlideShare Link

terça-feira, 16 de setembro de 2008
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Tecnologias na Educação - Semana 9
Como utilizar as tecnologias na escola
José Manuel Moran
Atualmente, com o acesso irrestrito às tecnologias e a uma infinidade de informações, e tudo ao mesmo tempo, é necessário que nós professores e os alunos saibamos que a informação é importante para que possamos escolher o que guardar e “deletar” o que não for necessário. O nosso trabalho agora é ensinar nossos alunos a filtrar essas informações, para que eles aprendam a organizar a informação e a transformá-la em conhecimento. O que esperamos que nos leve a uma educação de qualidade.
Existe uma pressão para que os professores utilizem novas metodologias, novas tecnologias, mas, uma pesquisa da UNESCO mostra que mais da metade dos professores não tem computador em casa ou não navega na internet, a conseqüência direta é que: se eles não sabem, como vão ensinar? Primeiro é necessário se investir na educação digital para o professor, pois queremos professores letrados digitalmente e não o inverso.
Para melhorar a educação é necessário que haja um comprometimento de todos, os governantes investindo em salas de tecnologias, em capacitações e criando condições para que os professores tenham computador em casa; os professores fazendo cursos de capacitação e em informática; pais e alunos mais interessados pela escola. Garanto que isso faria com que a aprendizagem ficasse nos níveis de paises desenvolvidos.
Texto: Como utilizar as tecnologias na escola – Jose Manuel Moran
José Manuel Moran
Atualmente, com o acesso irrestrito às tecnologias e a uma infinidade de informações, e tudo ao mesmo tempo, é necessário que nós professores e os alunos saibamos que a informação é importante para que possamos escolher o que guardar e “deletar” o que não for necessário. O nosso trabalho agora é ensinar nossos alunos a filtrar essas informações, para que eles aprendam a organizar a informação e a transformá-la em conhecimento. O que esperamos que nos leve a uma educação de qualidade.
Existe uma pressão para que os professores utilizem novas metodologias, novas tecnologias, mas, uma pesquisa da UNESCO mostra que mais da metade dos professores não tem computador em casa ou não navega na internet, a conseqüência direta é que: se eles não sabem, como vão ensinar? Primeiro é necessário se investir na educação digital para o professor, pois queremos professores letrados digitalmente e não o inverso.
Para melhorar a educação é necessário que haja um comprometimento de todos, os governantes investindo em salas de tecnologias, em capacitações e criando condições para que os professores tenham computador em casa; os professores fazendo cursos de capacitação e em informática; pais e alunos mais interessados pela escola. Garanto que isso faria com que a aprendizagem ficasse nos níveis de paises desenvolvidos.
Texto: Como utilizar as tecnologias na escola – Jose Manuel Moran
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Ufa, que sufoco!!!
Não sei porque mas, o segundo semestre é sempre mais corrido do que o primeiro, e esse não está sendo diferente.
Eu mal estou conseguindo postar as minhas atividades, e o curso está ficando mais complicado a cada dia.
Até a 7ª semana, consegui realizar com sucesso. Mas, esse albúm no Picasa está me deixando de cabeça quente. Estou parada nessa tarefa da 8ª semana.
Espero terminar o mais breve possível.
Eu mal estou conseguindo postar as minhas atividades, e o curso está ficando mais complicado a cada dia.
Até a 7ª semana, consegui realizar com sucesso. Mas, esse albúm no Picasa está me deixando de cabeça quente. Estou parada nessa tarefa da 8ª semana.
Espero terminar o mais breve possível.
sexta-feira, 11 de julho de 2008
Portifólio
Minhas lembranças - semana de 07 a 13
Portifólio ou portifolio tem basicamente o mesmo significado, como quase todos já disseram até agora.Mas essa palavra me remete aos tempos da faculdade, quando tivemos que fazer um portifÓlio da disciplina de "Práticas de Ensino" tínhamos que fazer relatórios de todas as aulas que a professora ministrava de didática ou xerox de práticas pedagógicas. Na época eu não gostava muito de fazer, mas hoje acredito que foi uma das maneiras mais eficazes para que as informações que ela repassou ficassem guardadas. E um material onde posso recorrer a qualquer momento.Portanto, acredito que portifólio é uma pasta de arquivos, relatórios, ou documentos importantes que podemos fazer uso a qualquer momento ou a qualquer dúvida. :confused:
sexta-feira, 27 de junho de 2008
Atividade 2 - Carta a um amigo.
Olá Jadir
O que você disse no fórum é exatamente o que acontece aqui na Sala de Tecnologia em que trabalho (Cassilândia) ou até mesmo em minhas aulas.
Muitas vezes os alunos indisciplinados, os que temos mais dificuldades em trabalhar em sala de aula, na sala de tecnologia ocorre uma inversão de papéis estes são os primeiros a terminar e se tornam uma espécie de monitores, ajudando os outros colegas a realizar suas atividades. Como professores isso nos deixa completamente realizados.
Não sei se você trabalha na Sala de Tecnologia, mas uma coisa que me deixa triste é a resistência de alguns professores quanto ao novo, no caso a STE.
Todas as profissões precisam passar por “reciclagens” ou “capacitações”, quase todos os profissionais têm que aprender informática para se firmarem no mercado de trabalho. E o professor não deve ser diferente. É necessário que ele aprenda para que possa repassar informações inclusive sobre tecnologia a esses futuros profissionais.
A persistência é uma das maiores virtudes dos grandes inventores. Thomas Edison disse uma frase que eu adoro “Eu não fracassei 9.999 vezes. Eu aprendi 9.999 maneiras de como não se acende a lâmpada elétrica”. E acredito ser essa a mensagem do vídeo “Do Sonho Aos Ares” a persistência do nosso brasileiríssimo Alberto Santos Dumont.
Portanto, por mais difícil que seja o começo não podemos esmorecer pois daqui a alguns anos estaremos colhendo os frutos.
Abraços.
Profª Ludmilla Machado Neves
O que você disse no fórum é exatamente o que acontece aqui na Sala de Tecnologia em que trabalho (Cassilândia) ou até mesmo em minhas aulas.
Muitas vezes os alunos indisciplinados, os que temos mais dificuldades em trabalhar em sala de aula, na sala de tecnologia ocorre uma inversão de papéis estes são os primeiros a terminar e se tornam uma espécie de monitores, ajudando os outros colegas a realizar suas atividades. Como professores isso nos deixa completamente realizados.
Não sei se você trabalha na Sala de Tecnologia, mas uma coisa que me deixa triste é a resistência de alguns professores quanto ao novo, no caso a STE.
Todas as profissões precisam passar por “reciclagens” ou “capacitações”, quase todos os profissionais têm que aprender informática para se firmarem no mercado de trabalho. E o professor não deve ser diferente. É necessário que ele aprenda para que possa repassar informações inclusive sobre tecnologia a esses futuros profissionais.
A persistência é uma das maiores virtudes dos grandes inventores. Thomas Edison disse uma frase que eu adoro “Eu não fracassei 9.999 vezes. Eu aprendi 9.999 maneiras de como não se acende a lâmpada elétrica”. E acredito ser essa a mensagem do vídeo “Do Sonho Aos Ares” a persistência do nosso brasileiríssimo Alberto Santos Dumont.
Portanto, por mais difícil que seja o começo não podemos esmorecer pois daqui a alguns anos estaremos colhendo os frutos.
Abraços.
Profª Ludmilla Machado Neves
quinta-feira, 26 de junho de 2008
Portifólio STE
Estou surpresa com essa capacitação. Blog, Fórum, youtube são ferramentas que eu não tinha pensado de usar com meus alunos. Apesar disso e de algumas dificuldades que eu estou tendo com esses instrumentos estou conseguindo realizar todas as prospostas, contando sempre com a colaboração de meus queridos colegas Ricardo Ramire e Lidiane. O que estreita cada vez mais nossos laços de amizade.
Jump to page:
Assinar:
Postagens (Atom)