Muito legal... Quiz de Sistema sanguíneo com perguntas e respostas, tem a opção de níveis.
http://www.museudavida.fiocruz.br/sangue/sangue_index.html
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Sugestões de jogos de tabuleiro - biologia
Jogos de Biologia Molecular
Buscando levar o conhecimento científico produzido na Universidade para a população por meio do ensino, os jogos de biologia molecular surgiram em 2003 sendo realizados por alunos da pós-graduação sob orientação da Profª Drª Maria Eliza Arnoni, docente responsável pela disciplina de didática.
O objetivo dos jogos é transformar o conhecimento cientifico em conteúdo de ensino podendo auxiliar professores, alunos e a comunidade de forma geral.
Por meio de uma fundamentação teórica baseada na metodologia da mediação dialética os jogos contêm situações em que o aluno resgata conceitos, encontra situações problema sistematizando-as e na última etapa o aluno sintetiza o conteúdo do saber aprendido.
http://www.ibilce.unesp.br/cienciaunesp/jogosbio/index.html
Outro site que que contém esses materiais pedagógicos é:
http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/47-material-didatico/75-jogos-didaticos-de-biologia.html
Buscando levar o conhecimento científico produzido na Universidade para a população por meio do ensino, os jogos de biologia molecular surgiram em 2003 sendo realizados por alunos da pós-graduação sob orientação da Profª Drª Maria Eliza Arnoni, docente responsável pela disciplina de didática.
O objetivo dos jogos é transformar o conhecimento cientifico em conteúdo de ensino podendo auxiliar professores, alunos e a comunidade de forma geral.
Por meio de uma fundamentação teórica baseada na metodologia da mediação dialética os jogos contêm situações em que o aluno resgata conceitos, encontra situações problema sistematizando-as e na última etapa o aluno sintetiza o conteúdo do saber aprendido.
http://www.ibilce.unesp.br/cienciaunesp/jogosbio/index.html
Outro site que que contém esses materiais pedagógicos é:
http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/47-material-didatico/75-jogos-didaticos-de-biologia.html
Sugestões de outros sites educativos. Não inseri o link, portanto é necessário copiar o endereço e colar no endereço...
http://diariodaprofaglauce.blogspot.com/2008/02/jogos-visando-uma-aprendizagem-ldica-e.html
http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/
http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/
http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/jogo_figuras.html
http://iguinho.ig.com.br/jogos.html
http://inf.unisul.br/~lpu/inclusaodigital/
http://inf.unisul.br/~lpu/inclusaodigital/alfabetizacao/
http://jogoaula.blog.br//modules/mastop_publish/?tac=Jogos_EF1
http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/
http://pt.wikipedia.org
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/graficos-excel-aula-matematica-474438.shtml
http://sihenriqueveras.blogspot.com/2008/05/jogos-de-alfabetizao.html
http://sihenriqueveras.blogspot.com/2008/05/jogos-de-alfabetizao.html
http://sitededicas.uol.com.br
http://sitededicas.uol.com.br/software.htm
http://www.abic.com.br/jogos/index.html
http://www.alzirazulmira.com/
http://www.aprendebrasil.com.br
http://www.artesplasticas.net/
http://www.atividadeseducativas.com.br
http://www.cambito.com.br/
http://www.cambito.com.br/
http://www.catraios.ipb.pt/
http://www.catraios.ipb.pt/
http://www.contandohistoria.com/
http://www.desenhosparacolorir.org/desenhos/
http://www.divertudo.com.br/serie1-1.htm
http://www.e-escola.com.br/
http://www.educacional.com.br/
http://www.englisch-hilfen.de
http://www.english-4.u.de/
http://www.estudolegal.com.br/
http://www.fw.uri.br/~grotto/Sites%20Educacionais.htm
http://www.geogebra.org/cms/pt_BR/download
http://www.jogodeaprender.com.br/trabalhos_jcr.html
http://www.kademi.com.br/
http://www.kadike.com.br
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx
http://www.meugibi.com/
http://www.plenarinho.gov.br/
http://www.qdivertido.com.br/
http://www.sitiodosmiudos.pt/sitio.asp
http://www.smartkids.com.br/
http://zoologicovirtual.com.br/
http://diariodaprofaglauce.blogspot.com/2008/02/jogos-visando-uma-aprendizagem-ldica-e.html
http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/
http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/
http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/jogo_figuras.html
http://iguinho.ig.com.br/jogos.html
http://inf.unisul.br/~lpu/inclusaodigital/
http://inf.unisul.br/~lpu/inclusaodigital/alfabetizacao/
http://jogoaula.blog.br//modules/mastop_publish/?tac=Jogos_EF1
http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/
http://pt.wikipedia.org
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/graficos-excel-aula-matematica-474438.shtml
http://sihenriqueveras.blogspot.com/2008/05/jogos-de-alfabetizao.html
http://sihenriqueveras.blogspot.com/2008/05/jogos-de-alfabetizao.html
http://sitededicas.uol.com.br
http://sitededicas.uol.com.br/software.htm
http://www.abic.com.br/jogos/index.html
http://www.alzirazulmira.com/
http://www.aprendebrasil.com.br
http://www.artesplasticas.net/
http://www.atividadeseducativas.com.br
http://www.cambito.com.br/
http://www.cambito.com.br/
http://www.catraios.ipb.pt/
http://www.catraios.ipb.pt/
http://www.contandohistoria.com/
http://www.desenhosparacolorir.org/desenhos/
http://www.divertudo.com.br/serie1-1.htm
http://www.e-escola.com.br/
http://www.educacional.com.br/
http://www.englisch-hilfen.de
http://www.english-4.u.de/
http://www.estudolegal.com.br/
http://www.fw.uri.br/~grotto/Sites%20Educacionais.htm
http://www.geogebra.org/cms/pt_BR/download
http://www.jogodeaprender.com.br/trabalhos_jcr.html
http://www.kademi.com.br/
http://www.kadike.com.br
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx
http://www.meugibi.com/
http://www.plenarinho.gov.br/
http://www.qdivertido.com.br/
http://www.sitiodosmiudos.pt/sitio.asp
http://www.smartkids.com.br/
http://zoologicovirtual.com.br/
Jogos e Atividades Educativas
Aqui este espaço será dedicado à divulgação de sites educativos que podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Existem vários, vou tentar mostrar os melhores...
Um desses sites é o atividades educativas,da professora Neri, o site trabalha com todas as disciplinas. O professor tem um leque variado de opções...! Além de jogos tem também vídeos educativos. Traz temas como folclore, carnaval, páscoa, direitos humanos, meio ambiente, educação no trânsito, entre outros.
Endereço: www.atividadeseducativas.com.br/
Outro bem interessante é o site do Leãozinho, nele você encontra caça-palvras, jogo da memória, palavras cruzadas e um divertido joguinho sobre imposto de renda.
Endereço: http://leaozinho.receita.fazenda.gov.br/parquinho/default.htm
Mosaico das Letras:
É a arte em forma de palavras.... Nele você digita o texto e escolhe o símbolo!
Endereço: http://www.imagechef.com/ic/pt/word_mosaic/
Meio Ambiente: Água
No site Turma do Saber aborda de forma bem divertida tudo sobre o planeta águacom explicações bem animadas e outros links interesantes como vídeos, quadrinhos entre outros!
Endereço:http://www.turmadochiquinho.com.br/oxy/viagens_oxy_agua.asp
Tio Gui: Fábrica de artes e lazer:
O site explica sobre o que se pode reciclar do lixo com o material orgânico, o papel, plástico, metal, vidro, material composto e sucatário e ainda fala um pouco sobre a história de cada um.
Endereço: http://www.tiogui.com.br/default.asp?pag=ambiente.asp
Geografia: - atividades de geografia
Sistema Solar no site do tio Gui: Aqui o aluno tem a oportunidade de conhecer de forma LÚDICA tudo sobre os astros, planetas, cometas, etc.
Endereço: http://www.tiogui.com.br/default.asp?pag=ast_sol.asp
joguinho sistema solar: http://www.meleca.com.br/JOGOS/defensor_main.htm
Planetas do Sistema Solar: Identificar os Planetas.
http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Jogos&ID=30
Pontos Cardeais:
joguinho: rosa dos ventos
posicione os pontos cardeais na rosa-dos-ventos.
clique aqui:rosa dos ventos
atividade: pontos cardeais e colaterais.
Para o Professor:
Clique aqui - Centro de Referência Virtual do Professor:
Clique aqui: Biblioteca Virtual: atividades didáticas
Clique aqui: IBGE - Para crianças de 7 a 12 anos!
Disponível em: http://lidimariano79.blogspot.com/search/label/Dicas%20para%20aulas%20na%20Sala%20de%20tecnologia
Um desses sites é o atividades educativas,da professora Neri, o site trabalha com todas as disciplinas. O professor tem um leque variado de opções...! Além de jogos tem também vídeos educativos. Traz temas como folclore, carnaval, páscoa, direitos humanos, meio ambiente, educação no trânsito, entre outros.
Endereço: www.atividadeseducativas.com.br/
Outro bem interessante é o site do Leãozinho, nele você encontra caça-palvras, jogo da memória, palavras cruzadas e um divertido joguinho sobre imposto de renda.
Endereço: http://leaozinho.receita.fazenda.gov.br/parquinho/default.htm
Mosaico das Letras:
É a arte em forma de palavras.... Nele você digita o texto e escolhe o símbolo!
Endereço: http://www.imagechef.com/ic/pt/word_mosaic/
Meio Ambiente: Água
No site Turma do Saber aborda de forma bem divertida tudo sobre o planeta águacom explicações bem animadas e outros links interesantes como vídeos, quadrinhos entre outros!
Endereço:http://www.turmadochiquinho.com.br/oxy/viagens_oxy_agua.asp
Tio Gui: Fábrica de artes e lazer:
O site explica sobre o que se pode reciclar do lixo com o material orgânico, o papel, plástico, metal, vidro, material composto e sucatário e ainda fala um pouco sobre a história de cada um.
Endereço: http://www.tiogui.com.br/default.asp?pag=ambiente.asp
Geografia: - atividades de geografia
Sistema Solar no site do tio Gui: Aqui o aluno tem a oportunidade de conhecer de forma LÚDICA tudo sobre os astros, planetas, cometas, etc.
Endereço: http://www.tiogui.com.br/default.asp?pag=ast_sol.asp
joguinho sistema solar: http://www.meleca.com.br/JOGOS/defensor_main.htm
Planetas do Sistema Solar: Identificar os Planetas.
http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Jogos&ID=30
Pontos Cardeais:
joguinho: rosa dos ventos
posicione os pontos cardeais na rosa-dos-ventos.
clique aqui:rosa dos ventos
atividade: pontos cardeais e colaterais.
Para o Professor:
Clique aqui - Centro de Referência Virtual do Professor:
Clique aqui: Biblioteca Virtual: atividades didáticas
Clique aqui: IBGE - Para crianças de 7 a 12 anos!
Disponível em: http://lidimariano79.blogspot.com/search/label/Dicas%20para%20aulas%20na%20Sala%20de%20tecnologia
domingo, 23 de outubro de 2011
Atividades on line
Site da Escola Estadual Gabriel de Miranda, onde possui sugestões de atividades de várias disciplinas de segundo a sétimo ano do ensino fundamental.
http://www.escolagabrielmiranda.com.br/hotpot/
Outras sugestões:
www.junior.te.pt
www.historiadodia.pt
www.mundodehistorias.cjb.net
www.abcdaenergia.com
www.cienciadivertida.pt
www.clubkids.com.br
www.clickin.pt
www.cidadedamalta.pt
www.terravista.pt/nazare/5802
www.meleca.com.br
www.next.web.com.br/castelo/
http://www.sol.eti.br/
http://escolovar.org/index_geral.htm
http://www.izabelsadallagrispino.com.br/index.php?option=com_jotloader&view=categories&cid=7_4a1c81028fc3625aede0296274b9725d&Itemid=493
http://www.escolagabrielmiranda.com.br/hotpot/
Outras sugestões:
www.junior.te.pt
www.historiadodia.pt
www.mundodehistorias.cjb.net
www.abcdaenergia.com
www.cienciadivertida.pt
www.clubkids.com.br
www.clickin.pt
www.cidadedamalta.pt
www.terravista.pt/nazare/5802
www.meleca.com.br
www.next.web.com.br/castelo/
http://www.sol.eti.br/
http://escolovar.org/index_geral.htm
http://www.izabelsadallagrispino.com.br/index.php?option=com_jotloader&view=categories&cid=7_4a1c81028fc3625aede0296274b9725d&Itemid=493
Fisiologia humana
Atividades on-line para reforçar aqueles assuntos já estudados. Uma forma lúdica, agradável e sobretudo interativa de estudar conteúdos de Fisiologia humana. È muito rico em atividades e além de fazer no computador é possível imprimir para colar no caderno...
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/atividades.aspx
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/atividades.aspx
Ludo Educativo
Este site é do Ludo Educativo site do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia e do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos. Contém atividades sobre o Ensino Fundamental 1 e 2, Ensino Médio e Química Quântica. Vale conferir!!!!
http://www.ludoeducativo.com.br/site/
http://www.ludoeducativo.com.br/site/
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Sugestões sobre Física
Sites legais sobre física, contém várias simulações e representações de vários conteúdos.
http://www.phys.ufl.edu/~phy3054/extras/contents/Welcome.html
http://www.pgie.ufrgs.br/projetos/arca/labfisica/abertura.swf
http://penta3.ufrgs.br/physlet/fisica/physlets/Cinematica/ch8_1_kinematics/default.html
http://penta3.ufrgs.br/physlet/fisica/physlets/capit_8/ch8_5_momentum/default.html
http://www.cepa.if.usp.br/simulation
http://www.phys.ufl.edu/~phy3054/extras/contents/Welcome.html
http://www.pgie.ufrgs.br/projetos/arca/labfisica/abertura.swf
http://penta3.ufrgs.br/physlet/fisica/physlets/Cinematica/ch8_1_kinematics/default.html
http://penta3.ufrgs.br/physlet/fisica/physlets/capit_8/ch8_5_momentum/default.html
http://www.cepa.if.usp.br/simulation
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Avaliando o Projeto Didático
Durante a realização do Projeto Didático Produzindo Um vídeo sobre Divisão Celular (NEVES, 2011), desenvolvido com o 1º ano “A” da Escola Estadual Rui Barbosa, foi revelado que as práticas pedagógicas como: apresentações do conteúdo por meio de vídeos e projetor multimídia, animações disponíveis na internet, produção de texto no editor de texto writer e produção de vídeo através de maquetes ou desenhos de própria autoria utilizadas pela professora de Biologia, sujeito da pesquisa, surtiram um efeito positivo.
Por ser um conteúdo muito teórico e só pode ser visualizado por meio de microscópio, inexistente na escola, os esquemas, vídeos e animações foram de suma importância, pois os alunos puderam realmente visualizar a célula e os fatos que ocorrem dentro dela e isso serviu para criar um vínculo com o conteúdo proposto podendo assim entender a relação entre as fases e os fatos que ocorrem no interior do organismo. Foi realizada também uma produção de texto dos alunos na STE, onde eles resumiram todas as fases da mitose e colocaram imagem de cada uma delas. Esse passo serviu para ver o nível de assimilação de cada um e ainda para ajudar a tirar alguma dúvida ainda existente.
Foi realizada então, uma avaliação do conteúdo proposto e percebeu-se então que os alunos tiveram um bom rendimento e demonstraram um entrosamento com o conteúdo em relação a outras salas onde não foram realizado o Projeto. Notamos ainda, um maior interesse nas atividades realizadas na STE do que na sala de aula, pois só o fato dessas atividades serem mediadas por um computador onde eles tiveram um contato com animações e vídeos sobre o conteúdo estudado e de uma forma diferente os estimulou.
O projeto prevê ainda a produção de um vídeo através de maquetes, fotos ou desenhos feitos por eles. O que imaginamos que ajudará a fixar mais ainda o conteúdo de Ciclo Celular. O maior inconveniente é que na STE da escola o sistema operacional é o Linux e o editor de vídeo dele não funciona, então, essa parte será feita em casa sem o acompanhamento da professora.
Por ser um conteúdo muito teórico e só pode ser visualizado por meio de microscópio, inexistente na escola, os esquemas, vídeos e animações foram de suma importância, pois os alunos puderam realmente visualizar a célula e os fatos que ocorrem dentro dela e isso serviu para criar um vínculo com o conteúdo proposto podendo assim entender a relação entre as fases e os fatos que ocorrem no interior do organismo. Foi realizada também uma produção de texto dos alunos na STE, onde eles resumiram todas as fases da mitose e colocaram imagem de cada uma delas. Esse passo serviu para ver o nível de assimilação de cada um e ainda para ajudar a tirar alguma dúvida ainda existente.
Foi realizada então, uma avaliação do conteúdo proposto e percebeu-se então que os alunos tiveram um bom rendimento e demonstraram um entrosamento com o conteúdo em relação a outras salas onde não foram realizado o Projeto. Notamos ainda, um maior interesse nas atividades realizadas na STE do que na sala de aula, pois só o fato dessas atividades serem mediadas por um computador onde eles tiveram um contato com animações e vídeos sobre o conteúdo estudado e de uma forma diferente os estimulou.
O projeto prevê ainda a produção de um vídeo através de maquetes, fotos ou desenhos feitos por eles. O que imaginamos que ajudará a fixar mais ainda o conteúdo de Ciclo Celular. O maior inconveniente é que na STE da escola o sistema operacional é o Linux e o editor de vídeo dele não funciona, então, essa parte será feita em casa sem o acompanhamento da professora.
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Jogos e atividades de matemática 7º ano
Encontrei algumas atividades relacionadas à geometria. Confiram abaixo:
Sólidos geométricos
Classificação de triangulos
Jogos com triângulo
Sólidos geométricos
Classificação de triangulos
Jogos com triângulo
Mitose
VI - MITOSE
View more presentations from sandranascimento
Para ver, rever e estudar sobre Mitose
Retirado de: http://www.slideshare.net/sandranascimento/vi-ciclo-celular
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Projeto Divisão Celular - Mitose e Meiose
ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA
PROJETO PEDAGÓGICO:
Produzindo um vídeo sobre Divisão celular
CASSILÂDIA – MS
Julho de 2011
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 Nome do Projeto:
Produzindo um vídeo sobre Divisão Celular
1.2 Elaborado por:
Profª Ludmilla Machado Neves
1.3 Unidade de Ensino:
Escola Estadual Rui Barbosa
1.4 Áreas Envolvidas:
Biologia e Sala de Tecnologia Educacional.
1.5 Pessoal envolvido:
Alunos do 1º Ano A do Ensino Médio.
1.6 Período de Execução:
Agosto e setembro.
2. JUSTIFICATIVA
Atualmente, com a globalização existente, e na era de informações em que vivemos não podemos deixar que a escola e o ensino parem no tempo. Precisamos nos adaptar, modificar nossa forma de ensinar, pois, se ficarmos inertes correremos o risco de não conseguir alcançar os nossos objetivos.
Na escola, vem ocorrendo mudanças significativas nas condições do processo ensino/aprendizagem, em consonância com a revolução provocada, no mundo, pelos avanços da tecnologia da informação e comunicação. Portanto é necessário a criação de um novo paradigma para nortear o professor na elaboração de seus projetos de aula, suas relações didáticas e instrumentais com o alunado, superando ou ultrapassando a tradicional dependência do quadro e do giz. (SILVA, .p 1).
Hoje há uma facilidade maior em trabalhar com recursos midiáticos além de uma grande necessidade, pois percebemos que as tarefas diárias podem ser mais integradas. Segundo Sandro Cassiano da Silva (p. 4) “O trabalho do professor pode ser mais fácil no processo de ensino/aprendizagem à medida que se obtém a participação da mídia no ambiente escolar como estratégias para tornar as aulas mais dinâmicas, motivar os alunos, despertar suas curiosidades e envolvê-los no ambiente de aprendizagem.”
A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos. (MORAN, José Manuel. Desafios na Comunicação Pessoal, Paulinas, 2007, p. 162-166)
Há uma grande diversidade de mídias que podem ser usadas na educação. Segundo José Manuel Moran o vídeo além de atrair a atenção dos alunos, aproxima a sala de aula do cotidiano e induz novas questões no processo educacional. Portanto, quando bem usadas, as mídias interferem positivamente no processo de ensino-aprendizagem.
Devemo-nos preocupar com a questão da Informática na Educação porque a evidência disponível, embora não tão ampla e contundente quanto se poderia desejar, demonstra que o contato regrado e orientado da criança com o computador em situação de ensino-aprendizagem contribui positivamente para o aceleramento de seu desenvolvimento cognitivo e intelectual, em especial no que esse desenvolvimento diz respeito ao raciocínio lógico e formal, à capacidade de pensar com rigor e sistematicidade, à habilidade de inventar ou encontrar soluções para problemas. (CHAVES, Eduardo O. C. O Computador na Educação.)
Então, pretende-se com este Projeto: Produzindo um vídeo sobre Divisão Celular, fazer com que os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, não tenham dificuldades em compreender o conteúdo de divisão celular já que isso ocorre frequentemente com os educandos deste ano escolar, que eles tenham facilidade e interesse em aprender, pois, trata-se de um conteúdo muito requisitado em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ansiamos que esses alunos estejam preparados.
3. OBJETIVOS
GERAIS:
Compreender a divisão celular, através da aproximação do conteúdo com o dia-a-dia dos alunos, percebendo as diferenças entre Mitose e Meiose e ainda relacionar cada fase aos seus respectivos acontecimentos;
ESPECÍFICOS:
Incentivar o uso das tecnologias;
Promover a prática da produção textual;
Despertar o gosto pelo estudo através da utilização de diferentes mídias;
Avaliar a colaboração e a participação dos alunos;
Despertar o espírito crítico;
4. METODOLOGIA
Primeiramente o conteúdo sobre Divisão Celular será explicado para os alunos através de uma Apresentação de Power Point, elaborada pela professora, no projetor multimídia. Após esse primeiro contato com o tema e de resolver exercícios em sala de aula os alunos assistirão a vídeos retirados do you tube (http://www.youtube.com/watch?v=K8cF7PytLMY&feature=related, http://www.youtube.com/watch?v=d_nW_PRtP7c, http://www.youtube.com/watch?v=8XbqeTTjPkk, e http://www.youtube.com/watch?v=PFWqT9N1X2U&feature=related) no televisor.
Em seguida eles irão para a Sala de Tecnologia onde verão animações sobre as fases da mitose e meiose disponíveis no site http://www.johnkyrk.com/index.pt.html , em duplas esses alunos irão fazer resumos de todas as etapas descritas na animação no editor de texto Writer do Línux e os resumos serão postados no blog da professora http://stematutinoruibarbosa.blogspot.com/.
Para finalizar os alunos serão divididos em grupos e produzirão um vídeo sobre a divisão celular onde aparecem todas as fases e os respectivos acontecimentos. O vídeo será de produção exclusiva dos alunos que o farão através de desenhos ou maquetes que eles tirarão fotos e depois montarão em forma de vídeo que em seguida também podem ser postados no site www.youtube.com.br .
5. CRONOGRAMA
Ação: Agosto Setembro
1ª Quinzena 2ª Quinzena 1ª Quinzena 2ª Quinzena
Apresentação de Power Point X
Resolução de exercícios X X X X
Vídeos do you tube X
Animações na STE X
Resumo no Writer X
Produção do Vídeo X X
6. AVALIAÇÃO DO PROJETO
A participação efetiva dos alunos durante o processo de execução do Projeto, através da execução de todas as ações, servirá para subsidiar a avaliação do processo, que valerá um total de: 5,0 (cinco pontos) na média.
7. REFERÊNCIAS
CHAVES, Eduardo O. C. O Computador na Educação. Disponível em: < http://edutec.net/Textos/Self/EDTECH/funteve.htm > Acesso em 26 de julho de 2011.
MORAN, José Manuel. Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 162-166. Disponível em: Acesso em: 15 de julho de 2011.
MORAN, José Manuel . O Vídeo na sala de aula. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. Disponível em < http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm> Acesso em 25 de julho de 2011.
SILVA, Sandro Cassiano. A utilização das mídias no processo de ensino aprendizagem em geografia na sala de aula. Disponível em: < httpSIL://dmd2.webfactional.com/media/anais/A-UTILIZACAO-DAS-MIDIAS-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-EM-GEOGRAFIA-NA-SALA-DE-AULA.pdf> Acesso em: 15 de julho de 2011.
PROJETO PEDAGÓGICO:
Produzindo um vídeo sobre Divisão celular
CASSILÂDIA – MS
Julho de 2011
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 Nome do Projeto:
Produzindo um vídeo sobre Divisão Celular
1.2 Elaborado por:
Profª Ludmilla Machado Neves
1.3 Unidade de Ensino:
Escola Estadual Rui Barbosa
1.4 Áreas Envolvidas:
Biologia e Sala de Tecnologia Educacional.
1.5 Pessoal envolvido:
Alunos do 1º Ano A do Ensino Médio.
1.6 Período de Execução:
Agosto e setembro.
2. JUSTIFICATIVA
Atualmente, com a globalização existente, e na era de informações em que vivemos não podemos deixar que a escola e o ensino parem no tempo. Precisamos nos adaptar, modificar nossa forma de ensinar, pois, se ficarmos inertes correremos o risco de não conseguir alcançar os nossos objetivos.
Na escola, vem ocorrendo mudanças significativas nas condições do processo ensino/aprendizagem, em consonância com a revolução provocada, no mundo, pelos avanços da tecnologia da informação e comunicação. Portanto é necessário a criação de um novo paradigma para nortear o professor na elaboração de seus projetos de aula, suas relações didáticas e instrumentais com o alunado, superando ou ultrapassando a tradicional dependência do quadro e do giz. (SILVA, .p 1).
Hoje há uma facilidade maior em trabalhar com recursos midiáticos além de uma grande necessidade, pois percebemos que as tarefas diárias podem ser mais integradas. Segundo Sandro Cassiano da Silva (p. 4) “O trabalho do professor pode ser mais fácil no processo de ensino/aprendizagem à medida que se obtém a participação da mídia no ambiente escolar como estratégias para tornar as aulas mais dinâmicas, motivar os alunos, despertar suas curiosidades e envolvê-los no ambiente de aprendizagem.”
A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos. (MORAN, José Manuel. Desafios na Comunicação Pessoal, Paulinas, 2007, p. 162-166)
Há uma grande diversidade de mídias que podem ser usadas na educação. Segundo José Manuel Moran o vídeo além de atrair a atenção dos alunos, aproxima a sala de aula do cotidiano e induz novas questões no processo educacional. Portanto, quando bem usadas, as mídias interferem positivamente no processo de ensino-aprendizagem.
Devemo-nos preocupar com a questão da Informática na Educação porque a evidência disponível, embora não tão ampla e contundente quanto se poderia desejar, demonstra que o contato regrado e orientado da criança com o computador em situação de ensino-aprendizagem contribui positivamente para o aceleramento de seu desenvolvimento cognitivo e intelectual, em especial no que esse desenvolvimento diz respeito ao raciocínio lógico e formal, à capacidade de pensar com rigor e sistematicidade, à habilidade de inventar ou encontrar soluções para problemas. (CHAVES, Eduardo O. C. O Computador na Educação.)
Então, pretende-se com este Projeto: Produzindo um vídeo sobre Divisão Celular, fazer com que os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, não tenham dificuldades em compreender o conteúdo de divisão celular já que isso ocorre frequentemente com os educandos deste ano escolar, que eles tenham facilidade e interesse em aprender, pois, trata-se de um conteúdo muito requisitado em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ansiamos que esses alunos estejam preparados.
3. OBJETIVOS
GERAIS:
Compreender a divisão celular, através da aproximação do conteúdo com o dia-a-dia dos alunos, percebendo as diferenças entre Mitose e Meiose e ainda relacionar cada fase aos seus respectivos acontecimentos;
ESPECÍFICOS:
Incentivar o uso das tecnologias;
Promover a prática da produção textual;
Despertar o gosto pelo estudo através da utilização de diferentes mídias;
Avaliar a colaboração e a participação dos alunos;
Despertar o espírito crítico;
4. METODOLOGIA
Primeiramente o conteúdo sobre Divisão Celular será explicado para os alunos através de uma Apresentação de Power Point, elaborada pela professora, no projetor multimídia. Após esse primeiro contato com o tema e de resolver exercícios em sala de aula os alunos assistirão a vídeos retirados do you tube (http://www.youtube.com/watch?v=K8cF7PytLMY&feature=related, http://www.youtube.com/watch?v=d_nW_PRtP7c, http://www.youtube.com/watch?v=8XbqeTTjPkk, e http://www.youtube.com/watch?v=PFWqT9N1X2U&feature=related) no televisor.
Em seguida eles irão para a Sala de Tecnologia onde verão animações sobre as fases da mitose e meiose disponíveis no site http://www.johnkyrk.com/index.pt.html , em duplas esses alunos irão fazer resumos de todas as etapas descritas na animação no editor de texto Writer do Línux e os resumos serão postados no blog da professora http://stematutinoruibarbosa.blogspot.com/.
Para finalizar os alunos serão divididos em grupos e produzirão um vídeo sobre a divisão celular onde aparecem todas as fases e os respectivos acontecimentos. O vídeo será de produção exclusiva dos alunos que o farão através de desenhos ou maquetes que eles tirarão fotos e depois montarão em forma de vídeo que em seguida também podem ser postados no site www.youtube.com.br .
5. CRONOGRAMA
Ação: Agosto Setembro
1ª Quinzena 2ª Quinzena 1ª Quinzena 2ª Quinzena
Apresentação de Power Point X
Resolução de exercícios X X X X
Vídeos do you tube X
Animações na STE X
Resumo no Writer X
Produção do Vídeo X X
6. AVALIAÇÃO DO PROJETO
A participação efetiva dos alunos durante o processo de execução do Projeto, através da execução de todas as ações, servirá para subsidiar a avaliação do processo, que valerá um total de: 5,0 (cinco pontos) na média.
7. REFERÊNCIAS
CHAVES, Eduardo O. C. O Computador na Educação. Disponível em: < http://edutec.net/Textos/Self/EDTECH/funteve.htm > Acesso em 26 de julho de 2011.
MORAN, José Manuel. Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 162-166. Disponível em:
MORAN, José Manuel . O Vídeo na sala de aula. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. Disponível em < http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm> Acesso em 25 de julho de 2011.
SILVA, Sandro Cassiano. A utilização das mídias no processo de ensino aprendizagem em geografia na sala de aula. Disponível em: < httpSIL://dmd2.webfactional.com/media/anais/A-UTILIZACAO-DAS-MIDIAS-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-EM-GEOGRAFIA-NA-SALA-DE-AULA.pdf> Acesso em: 15 de julho de 2011.
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Animações: Ação das drogas no corpo
É um site da UNIFESP que contém animações sobre a ação dos diferentes tipos de droga no organismo:
Ação dos Benzodiazepínicos no Sistema Nervoso Central
Ação da Cocaína e Crack no Sistema Nervoso Central
Circuito de Recompensa Cerebral
Ação do Álcool no Sistema Nervoso Central
Ação da Nicotina no organismo
Ação do Cannabis Sativa no Sistema Nervoso Central
Para visualisar clique aqui.
Ação dos Benzodiazepínicos no Sistema Nervoso Central
Ação da Cocaína e Crack no Sistema Nervoso Central
Circuito de Recompensa Cerebral
Ação do Álcool no Sistema Nervoso Central
Ação da Nicotina no organismo
Ação do Cannabis Sativa no Sistema Nervoso Central
Para visualisar clique aqui.
Jump to page:
Assinar:
Postagens (Atom)