A professora de Língua Portuguesa levou os alunos à Sala de Tecnologia para treinarem a ortografia no jogo "Soletrando" e para participarem de um concurso municipal com a mesma ideia.
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Soletrando
A professora de Língua Portuguesa levou os alunos à Sala de Tecnologia para treinarem a ortografia no jogo "Soletrando" e para participarem de um concurso municipal com a mesma ideia.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Maquete de célula
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Aula 10!
A professora aliou a tecnologia com o material concreto. Sem dúvida foi uma aula nota 10!
Parabéns professora pelo seu empenho e carinho com que trata seus alunos!!!
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Aula Prática - Microbiologia
Em uma escola Estadual é praticamente inesistente os recursos para o desenvolvimento de aulas práticas, mas, como todo professor que quer instigar o aluno procura sempre o melho para eles, então vamos à luta.
As placas de Petri a escola já tinha, pedi ao dono do laboratório de Análises Clínicas para que ele me vendesse um pouco de ágar, e ele, muito gentil, esterelizou as placas e ainda deixou tudo pronto só para que pudéssemos contaminá-las. Usamos coisas do nosso dia-a-dia como: o ar, as mão, água do vaso sanitário, o ouvido, a boca, unha e cabelo. Depois do crescimento das colônias de bactérias observamos algumas no microscópio (emprestado de outra escola, pois não temos) e agora estmos testando alguns bactericidas como: água sanitária, álcool, detergentes e desinfetantes.
Os alunos ficaram admirados de que todas aquelas bactérias vieram deles e de lugares muito próximo a eles. Após esses passos, os alunos estão fazendo o relatório na Sala de Tecnologia. A aula foi um sucesso... Todos ficaram fascinados.
"Achamos à aula muito produtiva e interessante, porque por meio dela tivemos a oportunidade de ver bactérias e fungos que jamais imaginávamos existir em nosso dia a dia e até mesmo em nosso corpo, enfim em tudo e todo lugar existente no planeta." (Sara e Edislaine 2º EM)
As placas de Petri a escola já tinha, pedi ao dono do laboratório de Análises Clínicas para que ele me vendesse um pouco de ágar, e ele, muito gentil, esterelizou as placas e ainda deixou tudo pronto só para que pudéssemos contaminá-las. Usamos coisas do nosso dia-a-dia como: o ar, as mão, água do vaso sanitário, o ouvido, a boca, unha e cabelo. Depois do crescimento das colônias de bactérias observamos algumas no microscópio (emprestado de outra escola, pois não temos) e agora estmos testando alguns bactericidas como: água sanitária, álcool, detergentes e desinfetantes.
Os alunos ficaram admirados de que todas aquelas bactérias vieram deles e de lugares muito próximo a eles. Após esses passos, os alunos estão fazendo o relatório na Sala de Tecnologia. A aula foi um sucesso... Todos ficaram fascinados.
"Achamos à aula muito produtiva e interessante, porque por meio dela tivemos a oportunidade de ver bactérias e fungos que jamais imaginávamos existir em nosso dia a dia e até mesmo em nosso corpo, enfim em tudo e todo lugar existente no planeta." (Sara e Edislaine 2º EM)
História em quadrinhos
A professora Lidiane Rodrigues Mariano trabalhando produção textual em Histórias em Quadrinhos com o 4º ano do Ensino Fundamental. Como a sala tem muitos alunos, ela dividiu a turma e metade ela colocou na biblioteca fazendo atividade relacionada com história em quadrinhos enquanto a outra metade foi para a STE produzir sua histórinha. Depois de pronta a história foi impressa e colada no caderno deles, eles adoraram...
quarta-feira, 31 de março de 2010
Escola Estadual Rui Barbosa
Cassilândia – MS
Plano de Ação da STE
Ano Letivo de 2010
INTRODUÇÃO
Atualmente as Mídias inseridas na Educação tornaram-se instrumentos pedagógicos e didáticos extremamente eficazes e principalmente inovadores.
A inclusão digital faz parte da realidade da maioria das escolas brasileiras, fomentando novas perspectivas educacionais e novos rumos para a ação docente.
Os recursos tecnológicos, nas suas mais variadas formas são ferramentas indispensáveis à prática docente, por se tratarem de excelentes elementos de inclusão social. É importante ressaltar ainda, que a ação articulada das Mídias presentes na escola, dá o tom da Educação Digital e Informatizada.
Neste contexto, cabe ao Professor da STE, a função de gerenciar as atividades inerentes ao uso das tecnologias, promovendo a interação destes instrumentos e capacitando os demais professores para o uso das ferramentas tecnológicas.
AÇÕES DA STE PARA O ANO DE 2010
• Conscientizar os docentes acerca da importancia do uso da tecnologia enquanto ferramente essencial na promoção da qualidade de ensino;
• Sugerir atividades didático/pedagogicas, utilizando vários recursos e aplicativos a partir de conteúdos propostos nos Planejamentos de Ensino para cada disciplina;
• Auxiliar o professor na elaboração do Planejamento; assistindo os mesmos em suas dúvidas e questionamentos acerca da elaboração do respectivo plano de aula;
• Participar efetivamente das Ações do PDE – Escola que envolvam diretamente a STE;
• Elaborar lista de sites educativos e softwares por área de estudo e repassar aos professores, colocando a STE a disposição dos mesmos para o conhecimento e interação com o material sugerido;
• Montar e expor painéis com fotos; textos e trabalhos produzidos pelos alunos na STE em anos anteriores. Tal ação servirá como incentivo para educadores e alunos, bem como, divulgará tudo que foi produzido na Sala de Tecnologia;
• Postar fotos; atividades; textos e vídeos produzidos pelos alunos no BLOG da escola, também funcionando como ação motivadora.
Profª Ludmilla Machado Neves
STE - Matutino
Profº Ricardo Ramire Gonçalves
STE - Noturno
Cassilândia – MS
Plano de Ação da STE
Ano Letivo de 2010
INTRODUÇÃO
Atualmente as Mídias inseridas na Educação tornaram-se instrumentos pedagógicos e didáticos extremamente eficazes e principalmente inovadores.
A inclusão digital faz parte da realidade da maioria das escolas brasileiras, fomentando novas perspectivas educacionais e novos rumos para a ação docente.
Os recursos tecnológicos, nas suas mais variadas formas são ferramentas indispensáveis à prática docente, por se tratarem de excelentes elementos de inclusão social. É importante ressaltar ainda, que a ação articulada das Mídias presentes na escola, dá o tom da Educação Digital e Informatizada.
Neste contexto, cabe ao Professor da STE, a função de gerenciar as atividades inerentes ao uso das tecnologias, promovendo a interação destes instrumentos e capacitando os demais professores para o uso das ferramentas tecnológicas.
AÇÕES DA STE PARA O ANO DE 2010
• Conscientizar os docentes acerca da importancia do uso da tecnologia enquanto ferramente essencial na promoção da qualidade de ensino;
• Sugerir atividades didático/pedagogicas, utilizando vários recursos e aplicativos a partir de conteúdos propostos nos Planejamentos de Ensino para cada disciplina;
• Auxiliar o professor na elaboração do Planejamento; assistindo os mesmos em suas dúvidas e questionamentos acerca da elaboração do respectivo plano de aula;
• Participar efetivamente das Ações do PDE – Escola que envolvam diretamente a STE;
• Elaborar lista de sites educativos e softwares por área de estudo e repassar aos professores, colocando a STE a disposição dos mesmos para o conhecimento e interação com o material sugerido;
• Montar e expor painéis com fotos; textos e trabalhos produzidos pelos alunos na STE em anos anteriores. Tal ação servirá como incentivo para educadores e alunos, bem como, divulgará tudo que foi produzido na Sala de Tecnologia;
• Postar fotos; atividades; textos e vídeos produzidos pelos alunos no BLOG da escola, também funcionando como ação motivadora.
Profª Ludmilla Machado Neves
STE - Matutino
Profº Ricardo Ramire Gonçalves
STE - Noturno