quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Avaliando o Projeto Didático

Durante a realização do Projeto Didático Produzindo Um vídeo sobre Divisão Celular (NEVES, 2011), desenvolvido com o 1º ano “A” da Escola Estadual Rui Barbosa, foi revelado que as práticas pedagógicas como: apresentações do conteúdo por meio de vídeos e projetor multimídia, animações disponíveis na internet, produção de texto no editor de texto writer e produção de vídeo através de maquetes ou desenhos de própria autoria utilizadas pela professora de Biologia, sujeito da pesquisa, surtiram um efeito positivo.
Por ser um conteúdo muito teórico e só pode ser visualizado por meio de microscópio, inexistente na escola, os esquemas, vídeos e animações foram de suma importância, pois os alunos puderam realmente visualizar a célula e os fatos que ocorrem dentro dela e isso serviu para criar um vínculo com o conteúdo proposto podendo assim entender a relação entre as fases e os fatos que ocorrem no interior do organismo. Foi realizada também uma produção de texto dos alunos na STE, onde eles resumiram todas as fases da mitose e colocaram imagem de cada uma delas. Esse passo serviu para ver o nível de assimilação de cada um e ainda para ajudar a tirar alguma dúvida ainda existente.
Foi realizada então, uma avaliação do conteúdo proposto e percebeu-se então que os alunos tiveram um bom rendimento e demonstraram um entrosamento com o conteúdo em relação a outras salas onde não foram realizado o Projeto. Notamos ainda, um maior interesse nas atividades realizadas na STE do que na sala de aula, pois só o fato dessas atividades serem mediadas por um computador onde eles tiveram um contato com animações e vídeos sobre o conteúdo estudado e de uma forma diferente os estimulou.
O projeto prevê ainda a produção de um vídeo através de maquetes, fotos ou desenhos feitos por eles. O que imaginamos que ajudará a fixar mais ainda o conteúdo de Ciclo Celular. O maior inconveniente é que na STE da escola o sistema operacional é o Linux e o editor de vídeo dele não funciona, então, essa parte será feita em casa sem o acompanhamento da professora.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Desenvolvendo projeto: Divisão celular

Jogos e atividades de matemática 7º ano

Encontrei algumas atividades relacionadas à geometria. Confiram abaixo:

Sólidos geométricos



Classificação de triangulos



Jogos com triângulo




Mitose


Para ver, rever e estudar sobre Mitose

Retirado de: http://www.slideshare.net/sandranascimento/vi-ciclo-celular

Divisão Celular: Intérfase, Mitose e Meiose